A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) realizou a 1ª Conferência Estadual de Saúde Trabalhador e da Trabalhadora (1ª CEST), na sexta-feira (31.01), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTEP/MT). A atividade corresponde à etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNST), organizada pela CUT Nacional. A 1ª CNST da CUT acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2014 em São Paulo e reunirá cerca de 250 delegados. Mato Grosso terá 5 representantes.
A etapa estadual contou com a presença do assessor da Secretaria Nacional Saúde do Trabalhador/a da CUT, Plínio Pavão, que trabalhou os objetivos da 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT e os quatro eixos: seguridade social, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e os impactos na saúde do trabalhador.
De acordo com o assessor da secretaria nacional de saúde do trabalhador da Central a preocupação com a Saúde do trabalhador (ST) está na pauta da CUT desde a sua a criação. "O conceito ST já aparece nos documentos dos primeiros eventos de formação da Central, como no primeiro Congresso das Classes Trabalhadoras (CONCLAT), em agosto de 1981, com segmentos ligados ao movimento sanitário que veio desbocar no Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Plinio Pavão.
"O termo ST é um conceito essencialmente ideológico que acirra o conflito entre capital e trabalho. O capital olha para as questões de saúde do trabalhador e acidentes como um problema individual , quando o problema é coletivo ligado ao ambiente de trabalho", ressaltou Plinio Pavão.
Os principais pontos da pauta de luta da CUT sempre tiveram relação intrínseca aos temas ST, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho, fim das terceirizações que precarizam as relações de trabalho, regulamentação das convenções 151 e 158, entre outras.
Outro tema explorado nesta 1ª CEST foi o assédio moral no trabalho. O tema foi trabalhado pelo dirigente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), Eduardo Alencar.
De acordo com Eduardo Alencar assédio moral, "É todo comportamento abusivo (gesto, palavra e atitude) que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, degradando o ambiente de trabalho. São microagressões, pouco graves se tomadas isoladamente, mas que, por serem sistemáticas, tornam-se muito destrutivas", explicou.
"As consequências do assédio moral podem ser graves, afetando o indivíduo assediado e o ambiente de trabalho e a sociedade. Os trabalhadores podem sofrer com problemas como: dores generalizadas; palpitações; distúrbios digestivos; crises de choro; abandono de relações pessoais; depressão; estresse; esgotamento físico e emocional; perda do significado do trabalho e até, em alguns casos, o suicídio", acrescentou Alencar.
Durante o debate vários depoimentos evidenciaram a gravidade do tema, que deverá ser um dos primeiros temas a ser estudado e aprofundado pelo Coletivo Estadual de Saúde do Trabalhador/a, criado nesta 1ª CEST da CUT/MT.
Na avaliação do secretário de saúde do trabalhador/a, Aurivan Dourado Alencar, a conferência estadual além de cumprir seu papel de eleger os delegados para a conferência nacional, atingiu os objetivos com a criação do Coletivo Estadual de Saúde do Trabalhador/a, que terá a tarefa e o compromisso de colocar na pauta dos nossos sindicatos a saúde do trabalhador. "Definitivamente, com a realização da 1ª Conferência Estadual, a CUT/MT, além de fortalecer a secretaria de saúde do trabalhador/a, colocará a política de Saúde do Trabalhador/a como um dos eixos das ações da Central, aqui em Mato Grosso", frisou Aurivan Dourado.

4ª Conferência Nacional

A 1ª CNST da CUT coincide também com a convocação da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador que ocorrerá em 2014. A 4ª Conferência será realizada após o segundo turno das eleições, entre os dias 10 a 13 de novembro de 2014, em Brasília. Anteriormente, serão realizadas as etapas macrorregionais (1º de janeiro até 31 de maio) e estaduais (1º a 30 de junho).
A terceira edição ocorreu somente em 1986 com o tema 'trabalhar sim, adoecer não'. Já esta 4ª Conferência tem como mote 'saúde do trabalhador e da trabalhadora: direito de todos e todas e dever do Estado'.

Foto: Silvia Marques

Cuiabá, MT - 03/02/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4711-4720 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter