Os/as trabalhadores/as de educação da rede municipal de Santo Antônio de Leverger encontram-se de greve desde 24 de março de 2014. A categoria reivindica a aprovação de um novo PCCS e a recomposição do Piso Salarial conforme a Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738/08).
De acordo com a presidente da subsede de Santo Antônio de Leverger do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Claudinete Magalhães, o PCCS foi protocolado no gabinete do prefeito desde 01 de outubro de 2013 e só agora com a greve que o prefeito respondeu. "Hoje o piso salarial da categoria é R$ 898,00 para uma jornada de 30 horas".
Durante a assembleia realizada na terça-feira (01), a categoria repudiou o corte de salário dos/as trabalhadores em greve há cindo dias. O diretor Regional da Oeste I, Ricardo de Assis,afirmou que tal altitude do Executivo pode dificultar o diálogo. "O desconto e o corte de salário é uma arbitrariedade da administração e cria mais um ponto de conflito, acirrando a revolta dos profissionais da educação e dificultando as negociações", afirmou o diretor regional.
Na Assembleia Geral foi lido o oficio resposta do prefeito em relação a Pauta de Reivindicação. No documento, o prefeito afirma que o PCCS será encaminhado no dia 10/04/2014, para a Câmara Municipal e apresentou uma proposta de Piso Salarial de R$ 1.052,00 para uma jornada de 30 horas e ainda em relação ao corte e o desconto dos salários garantiu que será pago em uma folha complementar.
"A categoria, por unanimidade, rejeitou o documento e apresentou uma contra proposta cobrando o encaminhamento do PCCS ainda esta semana para a Câmara, avançar no valor do Piso, considerando o Piso Salarial Nacional, e em relação ao corte e desconto dos salários, que seja pago imediatamente em uma folha complementar; e que a categoria permanecerá em greve por tempo indeterminado, até que avance na pauta de reivindicação", informou o professor Ricardo de Assis.

Mobilização
Como atividades de mobilização no período de greve, deliberou por uma reunião de estudo, que está acontecendo hoje, sexta-feira (05), às 8:00 horas na escola municipal Pombinha Branca. E, em seguida panfletagem com os pontos que estão sendo cobrados da prefeitura.
Foi marcada uma nova Assembleia Geral, para o terça-feira (08), às 8h30, na Escola Municipal Pombinha Branca para avaliar a greve e avaliar o novo documento do prefeito, caso tenha.

Cuiabá, MT - 04/04/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4531-4540 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter