A Greve foi anunciada há mais de 15 dias

Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, paralisaram as atividades, a partir de hoje (07.04). A principal reivindicação da categoria é a equiparação salarial da rede municipal com a rede estadual. O salário inicial dos profissionais da educação é de R$ 1.184,00 para uma jornada de 30 horas. Na rede estadual é de R$ 1.739,29.

De acordo com a diretora da regional Sul II do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e vice-presidente da subsede de Jaciara, Doralice Vieira de Castro, a greve foi deliberada durante assembleia geral realizada no dia 21 de março e ratificada pela categoria, em uma nova assembleia que aconteceu nesta quarta-feira (02.04).

"Inicialmente a administração municipal apresentou uma proposta de reajuste salarial de 8,32% para todos os profissionais da educação. A categoria fez uma contra proposta de 12%. Faltando apenas 15 minutos para começar a assembleia dessa última quarta-feira, o sindicato recebeu uma outra proposta do Poder Executivo de reajuste diferenciado. 9,53% para os professores e 6,69% para os funcionários da educação, o que aumentou a insatisfação da categoria", informou a professora Doralice Viera

"Além da equiparação salarial, a categoria reivindica a alteração do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) corrigindo as tabelas salarias dos Técnicos Administrativo, Apoio e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (TDI) e a garantia dos royalties do petróleo exclusivos para a valorização profissional", acrescentou a vice-presidente da subsede, ressaltando que Jaciara é um dos municípios que não tem aplicados os 25% da educação sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Mobilização

Nesta terça-feira (08.4), às 13h, a categoria acompanhará a Sessão da Câmara de Vereadores. Na quarta, às 16h, fará panfletagem na feira do Bairro Santo Antônio. Na quinta-feira (10.04) será um dia de estudos e reflexões sobre os números da folha com a presença do prof. Júlio César Martins Viana, secretário de articulação sindical.

Uma nova Assembleia da categoria está marcada para a sexta-feira (11.04) para avaliar as mobilizações e uma nova proposta caso seja apresentada pelo prefeito. Após assembleia, está agenda uma panfletagem no feira do Bairro Nova Jaciara.

 

Cuiabá, MT - 07/04/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4531-4540 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter