Mais de 400 trabalhadores/as da educação estiveram reunidos durante o IX Encontro Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá. Neste sábado (20.09), último dia do evento, foi a vez de debater sobre o currículo inclusivo e a formação dos/as trabalhadores/as da educação e também da participação nas plenárias temáticas.

Com a mesa “A Garantia do Currículo Inclusivo nas Modalidades da Educação Básica e os Desafios da Formação dos (as) Trabalhadores (as) da Educação”, o professor doutor aposentado pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE), José Fernandes de Lima, lembrou dos avanços na educação nos últimos 30 anos e chamou atenção de como está sendo entendida a Base Nacional Comum, que já está estabelecida e que precisa ser avaliada, para saber se tem cumprido com o que se propõe.

“O que precisamos estabelecer são os direitos dos alunos e não os deveres. Temos que nos centrar no que precisamos fazer para que o aluno alcance esse aprendizado e não no que ele precisa apresentar como resultado. E o poder instituído tem que dar condições para que isso aconteça”, pontuou José Fernandes. 

O professor também aproveitou para ressaltar a necessidade da discussão sobre a Base Nacional Comum na formação de professores, seja inicial ou continuada. Dessa maneira, o esse profissional estará qualificado e também valorizado, pela condição de decidir o que tem que ser ensinado.

Já a professora doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Malvina Tania Tuttman criticou os rankings escolares e a política de meritocracia, pois se trata de uma forma de educação excludente, contrária àquilo que vem sendo debatido pelos/as educadores/as. “Nós não queremos premiação por nossas escolas terem sido ranqueadas como uma das melhores. Nós queremos respeito à categoria. Queremos plano de carreira e um salário digno. Queremos o acesso à formação inicial e continuada”, destacou.

Utilizou a frase de Rubem Alves para finalizar sua contribuição: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. E completou: “E é a escola que liberta e que dá asas que queremos. É ela que estamos construindo todos os dias”, disse a educadora.

Na visão do professor especialista, Gilmar Soares, o currículo inclusivo funciona apenas na teoria. A prática dentro das escolas ainda é de um currículo que é imposto de forma autoritária e, por isso, não encontra espaço para convivência com o conhecimento. “Assim, na mesma linha de pensamento deste encontro, precisamos ressignificar e repensar este currículo”.

Já a técnica mestranda e secretária de Funcionários/as da Educação do Sintep/MT, Guelda Cristina Andrade, fez a apresentação de alguns dados referentes ao cargo de apoio administrativo em Mato Grosso, que é objeto de sua dissertação de mestrado. Segundo os números da Secretaria de Estado de Administração (SAD), no ano de 2013 foram contabilizados 10.033 profissionais de apoio, sendo 5.236 efetivos, 4.776 contratados e 21 comissionados. E chamou a atenção para a importância da formação destes profissionais, que possibilita um processo de emancipação humana.

Levantou como principais problemas da formação: a ausência da oferta regular dos cursos; a ausência da qualificação do pessoal responsável pelos cursos de formação; o formato de tutoria e bolsas; a insuficiência de material pedagógico e de vagas destinadas aos/as trabalhadores/as que atuam nas redes municipais. “A formação precisa ser permanente para que possamos fazer uma reflexão do trabalho educativo desenvolvido no espaço escolar”, contribuiu Guelda.

No período vespertino, foram realizadas plenárias temáticas com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os desafios da educação infantil enquanto política pública, da organização por ciclos de formação humana; identidade do ensino médio e gestão democrática na educação. Na oportunidade, foram apresentadas propostas de ações direcionadas ao governo, aos parlamentares, ao sindicato e sociedade.

Assessoria de Imprensa Sintep/MT

Cuiabá, MT - 20/09/2014 20:31:39


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