Dirigentes de 12 subsedes do Sintep dos polos Sindicais Nortão III e Médio Norte II debateram na sexta e sábado (30 e 31.01) uma proposta coletivas de Valorização dos Profissionais da Educação. O objetivo foi tirar uma reivindicação única para apresentar as respectivas prefeituras. A ação quer fortalecer coletivamente os direitos da categoria, que atuam em municípios ricos e beneficiados pelo agronegócio.

A reunião tirou uma agenda única de reivindicação com foco no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), Carreira Única, Jornada de 30 horas, Política permanente de Valorização Salarial dos (as) trabalhadores (as) do Ensino Público com respeito as conquistas trabalhistas da categoria. “A proposta é que (a partir de agora) esse grupo faça o monitoramento geopolítico da região para garantir que o desenvolvimento do Agronegócio na Região, seja acompanhado com o desenvolvimento de políticas públicas para a educação com valorização dos (as) trabalhadores (as) e qualidade na mesma”, destacou o Diretor da Regional da Nortão III , Valdeir Pereira.

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes Nascimento, destacou durante o encontro a importância de fortalecer os espaços de debate (Conselho Diretivo) e o desafio do Sintep na organização de representantes nos locais de trabalho. Na oportunidade, Nascimento abordou a luta deste ano, para a implantação do piso salarial ou a aplicação da proporcionalidade, bem como a jornada única de 30h horas, como assegura a Constituição Estadual no artigo 237, inciso 3º. 

Para somar forças com os municípios do Nortão, a presidente do polo do Médio Norte II, Catarina Francisca, relatou as experiências semelhantes vivenciadas nos municípios Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, que compõem Região do agronegócio no Norte de Mato Grosso. “Eles têm em comum os recursos advindos do agronegócio e ignoram a luta da categoria o direito do trabalhador (a)”, esclarece ela.  

Todos os dirigentes do Sintep, presentes na reunião do Conselho Diretivo, ocorrida em Sinop, vivenciam a realidade de estarem em municípios desenvolvidos, que superam demograficamente e financeiramente outras regiões do Estado, e vivenciam o descaso com o/a trabalhador (a) da Educação Pública.  

Assessoria/Sintep-MT


Cuiabá, MT - 02/02/2015 17:37:55


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4041-4050 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter