Reunido na manhã desta quinta-feira (26) em Brasília (DF), o Conselho Nacional de Entidades da CNTE debateu a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio. A reunião contou com a presença dos palestrantes Maria Luiza Sussekind, vice-coordenadora do GT currículo da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e professora há 27 anos, e do professor Dante Henrique Moura, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A professora Maria Luiza Sussekind discutiu a crença na unificação curricular como solução para a educação: “Na prática é impossível reproduzir modelos e documentos prescritos, isso desconsidera toda a condição de emancipação, de diversidade e de democracia que conquistamos com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, ao longo da história política de nosso país”.

Na avaliação da professora, o papel dos sindicatos é proteger os trabalhadores dessa visão que transforma o profissional de educação num repetidor de manuais: “É importante proteger a virtude e a dignidade desse profissional na sua diversidade, na sua pluralidade, na sua condição democrática e, sobretudo, lutar contra os grandes interesses que estão por trás desse movimento de unificação curricular que são do grande capital e da venda de material didático”.

O professor Dante Henrique Moura abordou os aspectos políticos que estão em disputa no debate da Reforma do Ensino Médio. Para ele, é importante respeitar a diversidade e a pluralidade, mas os pontos de convergência não podem ser esquecidos. “Penso que se há algo em comum pelo que lutar, esse fator é a condição de classe trabalhadora”, enfatiza o professor, que também destaca a centralidade da dimensão humana, a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados e competentes tecnicamente. “Tudo isso não significa pasteurização de conteúdo”, concluiu.

Na tarde desta quinta-feira, o Conselho Nacional de Entidades da CNTE vai apresentar análise de conjuntura e debater Piso, Diretrizes de Carreiras, Royalties do Petróleo e Custo Aluno Qualidade (CAQ).

site CNTE

Cuiabá, MT - 26/02/2015 17:10:57


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