SANTIAGO/CHILE - A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação participa em Santiago/ Chile do Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras em Educação da IEAL – Internacional da Educação para América Latina. A reunião se encerra hoje e antecede a X Conferência Regional da entidade.
Durante a tarde de ontem as companheiras Bárbara Figueroa (Presidenta da CUT/Chile), Carmen Foro (Vice-Presidenta da CUT/Brasil) e Estela Díaz (Secretária de Igualdade da CTA/Argentina), falaram sobre a experiência e desafios que tem enfrentado no âmbito sindical, proporcionando momentos de debate e troca de vivência com as companheiras.
Houve ainda um momento marcante com a participação da Ministra de Serviço Nacional da Mulher do Chile, Claudia Pascual, que falou à plenária sobre os trabalhos de sua pasta e seus esforços e investimentos públicos para desenvolvimento de políticas para emancipação das mulheres. “Saúde, bem estar e respeito às decisões de vida das mulheres independente de quais sejam, é o nosso grande desafio. Trabalhamos a transversalidade da política de gêneros para desenvolver estratégias que ajudem a construir um país melhor para todos, com mais direitos para as mulheres que tanto precisam.”, disse a Ministra.
A professora Fátima Silva, vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina e secretária de Relações Internacionais da CNTE, fez suas considerações sobre as atividades e a importância da Rede continuar ressaltando as boas práticas quanto à equidade de gênero na região. “A questão de gênero deve ser nossa agenda permanente. E quando pleiteamos os espaços que nos são de direito, devemos ter um olhar mais atento especialmente porque nos preparamos para reformas políticas num futuro próximo.”, conclui.
A agenda de hoje foi espaço para fornecer diversas orientações sobre o Congresso Mundial da Internacional da Educação que acontecerá em Ottawa, Canadá, em julho/2015, além de informes da reunião CEDAW/ONU, ambos conduzidos pela companheira Juçara Dutra, Vice-Presidenta Mundial da Internacional da Educação. Finalmente, Fátima Silva forneceu orientações sobre o III Encontro do Movimento Pedagógico Latinoamericano que acontecerá em dezembro na Costa Rica. Também informou a próxima agenda da Rede que será nos dias 2 e 3 de dezembro também na Costa Rica, e fez a apresentação das declarações que  a Rede de Trabalhadoras levará à X Conferência Regional que se inicia amanhã.  Os trabalhos foram encerrados com as palavras do presidente da IEAL, Hugo Yaski, que trouxe uma palavra de  incentivo às companheiras da Rede. “Em breve, iniciaremos um novo capítulo na história do Movimento Pedagógico, já avançamos muito mas novos desafios se apresentam e contamos com essas companheiras e companheiros para construir novos e valorosos parâmetros da igualdade de gêneros em toda a América Latina”, disse.
Participaram deste encontro pela CNTE, o presidente Roberto Franklin de Leão e os diretores: Fátima Silva, Gilmar Soares Ferreira, Heleno Araújo Filho, José Valdivino de Moraes, Mario Sérgio F. de Souza, Paulina Pereira Silva de Almeida, Iêda Leal de Souza, Joel de Almeida Santos, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves e Isis Tavares Neves. Estão representadas dezessete (17) entidades afiliadas: AFUSE/SP, APEOESP/SP, APLB/BA, CPERS/RS, FETEMS/MS, SINDIUPES/ES, SIND-UTE/MG, SINPRO/DF, SINPROESSEMA/MA, SINPROJA/PE, SINTE/PI, SINTEAC/AC, SINTEAM/AM, SINTEGO/GO, SINTEP/MT, SINTEPE/PE e SINTET/TO.

Assessoria
Jordana Mercado 

Cuiabá, MT - 06/05/2015 09:32:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3961-3970 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter