A direção do Sintep-MT em audiência com o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, e demais gestores do órgão, nesta quarta-feira (03.06) cobrou do Estado respostas aos problemas enfrentados pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos para desenvolver as aulas do Profuncionário, assim como esclarecimentos sobre alterações nos trabalhos das Assessorias Pedagógicas, prazo para a realização do Concurso Público e no contexto dos Planos de Educação, a necessidade de que a SEDUC discuta no  âmbito do Fórum Estadual de Educação, o atendimento da demanda educacional articulada com os municípios e o sistema único de ensino.


Segundo o órgão estadual, já houve orientações para a continuidade das aulas do Profuncionário.   O diretor do Ceja Licínio Monteiro professor João Dias que também é da Direção Estadual do Sintep/MT contestou dizendo que o Ceja de Várzea Grande ainda não recebeu essa informação.


A explicação da Seduc é que foi necessário readequações em contratos de professores para mudança da fonte de recebimento e redimensionamento de turma, sem assumir que enviaram  orientação para suspensão das aulas. Ainda  segundo a Seduc, a confusão teria sido causada devido ao processo de matrículas ser trimestral e estar acontecendo manualmente. Mas que na próxima semana já estaria regularizado.


O Sintep/MT apresentou documentos sobre suspensão das aulas, enviado por e-mail  aos Centros de Educação e pediu oficialização até sexta-feira sobre os encaminhamentos aos Cejas. Houve um tumulto causado pela própria Secretaria nos Cejas que tem levado a desistência de estudantes,  a suspensão das aulas e distrato de professores”, destacou o Secretário de Comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares.


Na ocasião o Sintep/MT protocolizou junto ao Secretário de Estado de Educação, um abaixo-assinado da comunidade escolar dos 19 Cejas, entregue ao sindicato pelos representantes de Colíder e de Rosário Oeste.


O presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, cobrou agilidade na realização do Concurso Público. Lopes afirmou a necessidade do processo do concursos ocorrer ainda em 2015 para que os aprovados seja empossados em 2016. “Caso contrário atrapalhará o período de atribuição de aulas e o início do ano letivo”. O secretário Permínio Pinto, informou que aguarda apenas uma autorização do governador para dar  andamento ao concurso.


Finalizando a pauta foram esclarecidos os dois pontos: informações de que a Seduc estaria fechando Assessorias Pedagógicas e o andamento da articulação do Planos de Educação com o Sistema Estadual.


Quanto às assessorias, a informação foi a de que está ocorrendo uma reformulação da função do assessor, retirando dele responsabilidades administrativas para que eles executem de maneira mais adequada o trabalho pedagógico.


Lopes finalizou com o questionamento sobre como a SEDUC está se organizando para realizar a   articulação dos Planos de Educação ao Sistema Estadual de Educação, com vistas ao atendimento da demanda em 2016. A informação é que deverão convocar o Fórum Estadual de Educação para a primeira reunião do ano agora em junho. A articulação está sendo estudada e sua execução dependerá da conclusão da elaboração dos Planos Municipais de Educação.

 
Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 03/06/2015 21:39:34


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3931-3940 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter