Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para todo o país comprovam as constatações feitas pelo Sintep-MT, há vários anos, e reafirmam a bandeira de luta: sem investimento financeiro, qualificação e Concurso Público, a educação pública não terá a qualidade social desejada.

Enquanto os Estados não investirem na ampliação do financiamento para garantir, carreira única, jornada única em uma única escola e formação para todos (as) profissionais, os bons resultados serão frutos de esforços individuais. E, apesar do Enem não ser um parâmetro para avaliar uma escola específica, como argumentam os gestores estaduais, ele reflete os resultados que a educação escolar produziu no aluno e por meio disso o compromisso do Estado com a educação. “Não há como dissociar o estudante da escola, ele é produto do meio”, destaca a secretária geral do Sintep-MT, professora Míriam Botelho.

Em Mato Grosso os resultados comparativos realizados entre as pontuações alcançadas pelas escolas públicas federais e as privadas, frente as escolas estaduais, só fortalecem a luta do Sindicato. Ele aponta a necessidade urgente de mais investimentos financeiros e valorização profissional para garantir melhorias na educação.

Ao comparar as boas colocações obtidas por estudantes dos Institutos Federais é preciso considera a política de investimentos na formação desse estudantes, realizadas pelo Governo Federal, em contraposição a ausência dessas na rede estadual. E, se o foco for sobre as políticas estaduais aplicadas para a Educação do Campo, as diferenças ficam mais relevantes. Como a própria Seduc afirmou, em matéria publicada no jornal de circulação estadual, “todas as escolas da zona rural sofrem com a falta de professores habilitados”, poderiam acrescentar falta de estrutura física também.

Está mais do que constatado que o diferencial para garantir qualidade são os investimentos. Até mesmo os resultados apresentados pelos estudantes das escolas estaduais com melhores pontuações, comprovam isso.  A secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, professora Maria Celma de Oliveira, integrante da regional Sul, acompanha as boas colocações obtidas em escolas estaduais no município de Rondonópolis. “A maior parte do sucesso é fruto de mais investimento, infraestrutura e condições pedagógicas de atendimento aos estudantes”.

O Sintep-MT avalia que os resultados, em específico da Escola Estadual Frei Emiliano Monteiro, de Nossa Senhora do Livramento, refletem a ausência de políticas estaduais para o Ensino Médio e principalmente para a realidade específica do Campo. “A fragilidade do ensino se sustenta desde o Fundamental”, conclui a professora Miriam Botelho.
 
Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 07/08/2015 12:01:43


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