O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes do Nascimento, protocolou nesta quinta-feira (22.10) na Assembleia Legislativa e encaminhou para o Governo do Estado, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Conselho Estadual de Educação (CEE), Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado (TCE), a edição 2015 do Dossiês “Retrato da Escola Pública”.
O documento, nesta edição, ampliou os pontos avaliados pelo coletivo escolar. Agora ele retrata as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar para além da condições da estrutura escolar. Passa pelas limitações para execução da gestão democrática (Lei 7.040), que garante a autonomia pedagógica e administrativa da escola, inclusive para a construção do Projeto Político Pedagógico – PPP.
O material coletado a partir da visão da escola apresentou quadro de pessoal insuficiente, precarização das condições de trabalho; ausência de Políticas de prevenção à saúde, de formação profissional inicial e continuada e, de valorização salarial dos profissionais da educação. Essas condições são consideradas fundamentais para que a Escola Pública cumpra a função pedagógica de promover educação integral com qualidade social de acesso às crianças, jovens e adultos que dela precisam.
O Dossiê “Retrato da Escola Pública” apresenta, por amostragem, a realidade das unidades escolares das redes municipais estadual nas diferentes regiões do Estado de Mato Grosso. “O Sintep tem o compromisso público em demandar ações estratégicas para garantir que a educação pública de prioridade anunciada, seja realidade política de fato”, conclui o presidente Henrique Lopes do Nascimento.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 22/10/2015 17:46:25


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3791-3800 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter