O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e a diretora regional do polo Oeste II, Gilmar Soares Ferreira e Lúcia de Lourdes Gonçalves, visitaram os trabalhadores da educação da rede municipal de Porto Esperidião e São José dos Quatro Marcos. O Sindicato foi recebido no último dia 12 com o objetivo de explicar sobre a organização da entidade, já que há interesse de filiação por parte das redes dos dois municípios.

Até o momento, apenas as redes estaduais de ensino são filiadas ao Sintep/MT. "É importante esclarecer como fazemos a luta, os enfrentamentos e mobilizações, porque geralmente há uma insegurança por parte da categoria", ressaltou Gilmar Soares. De acordo com ele, a principal dúvida dos profissionais é com relação ao que o Sindicato pode oferecer. "Procuramos deixar claro que a organização do Sintep/MT não está voltada para a assinatura de convênios ou assistencialismo".

O presidente destacou ainda que a entidade encampa a luta pela conquista de direitos dos trabalhadores da educação. "Por isso, é fundamental que a categoria esteja organizada, a fim de intensificar o movimento", acrescentou. Além disso, o sindicalista falou sobre a importância da implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), determinada pela Lei 11.738/08, nas redes municipais.

Dificuldades - Os problemas enfrentados pelos profissionais nos dois municípios não diferem das demais cidades no interior do Estado. Segundo Gilmar Soares, tanto Porto Esperidião quanto São José dos Quatro Marcos possuem salários rebaixados nas redes municipais, atraso na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), dentre outros aspectos. O Sintep/MT aguarda agora a decisão da categoria para dar encaminhamento ao processo de filiação.

Cuiabá, MT - 17/02/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7181-7190 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter