A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vânia Miranda, participou, no dia 11 de fevereiro, da reunião ordinária do Conselho Estadual de Alimentação de Mato Grosso (CEAE-MT). Dentre os encaminhamentos, está a conclusão do roteiro de visitas às escolas públicas do Estado.

Segundo a sindicalista, a intenção é intensificar a fiscalização da aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que deve ter as contas aprovadas até o dia 30 de março. "Até o momento, nós temos as contas de sete escolas apenas por amostragem, mas são as visitas mesmo que permitem uma fiscalização mais efetiva", explicou.

O recurso liberado pelo PNAE é de R$ 0,30 por aluno para escolas urbanas e R$ 0,60 para escolas indígenas e quilombolas. Esses valores e outros aspectos são avaliados pelo CEAE. Em 2009, foram visitadas 192 escolas em 40 municípios. A expectativa, conforme a secretária-geral do Sintep/MT, é aumentar o número de visitas.

O Conselho deliberou ainda cobrar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) a chamada pública para os agricultores familiares. De acordo com a Lei 11.947/09 e com a resolução 38/09, 30% dos recursos do PNAE devem ser destinados à aquisição de produtos alimentícios provenientes da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais. "A Secretaria chegou a divulgar isso uma vez no site, mas é preciso fazer uma chamada mais acessível, com a garantia de que a convocação vai chegar até eles", destacou Vânia Miranda.

Cuiabá, MT - 18/02/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7181-7190 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter