O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) traz para Cuiabá, entre os dias 27 a 29 de abril, o Encontro do Movimento Pedagógico Latinoamericano, que reunirá representantes de sete países, incluindo o ministro da Educação da Bolívia, Roberto Aguilar. O evento discutirá a qualidade da educação pública na América Latina e os desafios para a construção de uma educação libertadora, com início na quinta-feira, a partir das 8 horas, com a presença de 450 delegados e convidados.

O Movimento Pedagógico Latinoamericano foi criado para se pensar em uma proposta pedagógica conjunta, além de conhecer as realidades da educação pública em cada país, afim de fortalecer o movimento que luta por educação pública gratuita e de qualidade. Fazem parte os 18 países da América Latina e no Encontro realizado em Cuiabá participam representantes da Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Costa Rica.

Um das principais inspirações do Movimento é o educador brasileiro Paulo Freire, que ficou conhecido pela criação do “método da educação libertadora”, na qual se propõe uma educação que leve consciência aos marginalizados da sociedade, de forma a transformar a realidade vivida pelo educando.

Para a secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, o encontro é o momento para envolver os educadores na construção de uma política pedagógica que vá além do município, estado e país. “É uma oportunidade única, para pensarmos na qualidade da educação por quem a faz. Os educadores de Mato Grosso têm muito a contribuir nesse debate e também poderão trocar experiências que irão melhorar o trabalho realizado aqui”.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 25/04/2017 18:33:11


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3171-3180 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter