Os 52 anos do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) serão comemorados com o Seminário Estadual de Educação, dias 29 e 30 de junho, na sede central, em Cuiabá. O aniversário do maior sindicato do estado, com mais de 20 mil filiados, será marcado pelo enfrentamento a um novo desafio para o ensino público, o processo de privatização e mercantilização da Educação, tema das palestras. Ao mesmo tempo relembrará as conquistas dos/as profissionais da Educação em mais de cinco décadas.

Entre os direitos conquistados através das lutas do Sintep/MT estão jornada de 30 horas semanais; carreira unificada (professores/as e funcionários/as de escolas), piso salarial, profissionalização dos funcionários/as, dobra do poder de compra (equiparação do rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente) gestão democrática nas escolas.

“O Sintep/MT completa 52 anos em um período de grandes transformações no cenário político brasileiro. Somos um Sindicato que nasceu no período da ditadura e sempre fez enfrentamentos em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as e na luta por uma Educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada para aqueles/as que dela necessitam”, enfatiza o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento.

A abertura do evento acontece no dia 29, às 16h30, com debate sobre a “Conjuntura Política Educacional diante do processo de Mercantilização e Privatização da Educação Pública”. No dia 30, às 8h30, os/as educadores terão uma palestra sobre a “Valorização dos/as Trabalhadores/as da Educação frente aos Direitos garantidos em Lei”. Os/as participantes do Seminário integrarão Ato Cultural em Defesa da Democracia e dos Direitos dos/as Trabalhadores/as, na Praça Ipiranga, às 15 horas, na Capital, compondo agenda da Greve Geral Nacional.               


Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 27/06/2017 12:15:22


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3031-3040 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter