A avaliação e o acompanhamento da execução das metas dos Planos Municipais de Educação (PME), devem fazer parte do trabalho das subsedes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e da luta dos educadores e educadoras. Várias redes municipais têm sofrido ataques em Mato Grosso que visam o desmonte e a desvalorização das carreiras, por isso é necessário atenção sobre a atuação das prefeituras em relação aos planos municipais.

 

Para a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, é a partir do cumprimento das metas dos PMEs que se pode conseguir valorização profissional e melhores condições de trabalho, por exemplo. “Precisamos avaliar e monitorar os planos municipais. Estamos vivendo um momento de retirada de direitos, congelamento de gastos e tudo isso tem sido replicado pelas prefeituras. Sem o acompanhamento dos trabalhadores da educação as metas dificilmente serão alcançadas”.

 

Doutor em Educação e sociólogo, o professor João Monlevade afirma que existem duas razões principais para o acompanhamento dos PMEs. “Primeiro, porque faz parte da gestão democrática da Educação. E segundo, porque as reivindicações da categoria como piso e hora-atividade passam pelo plano municipal e são regulamentados por ele”.

 

Um Plano Municipal de Educação é um documento que contém objetivos, metas e ações do município para responder às necessidades educacionais da região e que é elaborado com a participação do governo e da sociedade civil. Segundo o Ministério da Educação, todos os municípios de Mato Grosso já possuem PME aprovado e sancionado como lei.

 

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 28/08/2017 18:24:56


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2921-2930 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter