A diretoria executiva, diretores regionais, além de representantes de subsedes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participaram nesta quinta-feira (31) de uma reunião de estudo sobre a escola unitária de Gramsci, que será o tema do X Encontro Estadual de Educação, em outubro.

A formação orientada pelo doutorando e especialista no tema, Hector Glauco de Souza, servirá de base para os debates nos municípios, que devem acontecer de 15 de setembro a 01 de outubro. Será enviado para as subsedes material sobre o tema e após os debates serão escolhidos os delegados que participarão do Encontro Estadual, que será realizado entre os dias 12 e 14 de outubro.

Para Gramsci, as escolas formativas devem predominar sobre as aquelas preocupadas em satisfazer interesses práticos imediatos, como as do tipo “profissional”. Seria necessário, segundo o filósofo, fundar uma escola “unitária”, de cultura geral, humanista, formativa e que equilibre de modo justo o desenvolvimento da capacidade técnica e intelectual.

“A importância das etapas municipais é compreender a escola unitária de Gramsci, para que possamos contrapor as contrarreformas na educação que visam apenas a preparação de mão de obra barata para o mercado de trabalho”, avalia a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade.

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 31/08/2017 19:02:23


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2921-2930 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter