Denúncias feitas ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) acusam a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) de tentar debater políticas públicas, por meio de mensagens de whattsapp.

Parte das conversas feitas nos grupos de dirigentes revelam que o secretário de Políticas Educacionais da Seduc-MT está fazendo consultas sobre alterações na Lei de Carreira por meio de bate-papo, com segmentos específicos da educação estadual, como diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

O presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, reitera ao governo Taques que, conforme estabelece o processo democrático em vigor no Brasil, democracia pressupõe promoção de debate. “Alterar políticas públicas que tenham impactos na sociedade deve ser realizada por meio de Conferências com a participação de todos/as os/as envolvidos/as, inclusive o Sindicato que representa a categoria”, afirma Henrique Lopes. 

Mesmo validando as mídias sociais como instrumentos de comunicação de relevância, o uso de aparelhos celulares para definir um universo tão extenso como o da Educação Pública é inconcebível. Ao que parece, lembra Lopes, depois das escutas telefônicas o governo quer implementar o debate por whattsapp. “Qualquer alteração na Lei de Gestão Democrática ou na Lei de Carreira, exige a realização da Conferência, chamada pelo Fórum Estadual de Educação, conforme o artigo 50, da Lei Complementar 049/98.Temos que discutir os temas e pontos de vista a partir do olhar da escola, com a participação da comunidade escolar, passando pelos municípios até a etapa estadual”, conclui. 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 09/11/2017 18:48:31


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2781-2790 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter