O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), representado pela dirigente Maria Luiza Zanirato, integrou na última semana (09.03), no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a reunião de abertura dos trabalhos estaduais de 2018, do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib). O debate trouxe um novo desafio para a Educação Infantil: a necessidade de acolhimento da educação especial nessa etapa da formação.

O tema, abordado pela professor doutora Sumika S. Freitas Hernandez, educadora da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES), destacou a necessidade de escolarização das crianças deficientes e o necessário debate curricular entre a educação especial e a infantil.  Segundo a palestrante é preciso a integração a partir da Filosofia, Sociologia, Geografia da Infância, entre outras.

A professora Sumika abordou em sua fala a necessidade do trabalho colaborativo nas salas da Educação Infantil entre os docentes e outros profissionais. Destacou também, a construção dessa atuação a partir do fatos de que esses auxiliares teriam vínculos com a escola e não com a sala de aula, para evitar conflitos de ações pedagógicas. 

A representante do Sintep/MT no Mieib, professora Maria Luiza, acredita que o debate traz para reflexão de educadores/as e até familiares o questionamento de como estão os espaços escolares para receber esses estudantes e mais, como está organizado o trabalho profissional para atender as crianças deficientes de 0 a 5 anos na educação infantil.

Para além do debate, o encontro do Mieib apresentou a agenda de trabalho anual, deixando programada para o início de abril, data a confirmar, a próxima reunião.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 13/03/2018 17:30:32


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2571-2580 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter