A chapa “Unidade Resistência e Luta, para Conquistar e Defender Direitos” foi eleita para o triênio 2018-2021, da diretoria central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), com 84% dos votos. O resultado das eleições será homologado hoje (25.06) após computados os votos dos 141 municípios de Mato Grosso. A nova direção registrará pela primeira vez, nos 31 anos de unificação dos/as trabalhadores/as da educação, uma técnica administrativa educacional e mulher à frente da entidade, que foi criada por iniciativa de mulheres.

Para um ícone na luta pela integração dos funcionários /as à carreira da educação,no estado e no país, professor João Monlevade, “a eleição à presidência de uma funcionária de escola é um símbolo do processo de democratização e de qualificação das escolas públicas: nela homenageamos a verdadeira valorização dos profissionais da educação”, disse.

Para a educadora Jocilene Barboza, é sim bastante simbólico assumir a presidência do Sindicato principalmente em um momento em que direitos estão sendo retirados atingindo principalmente o segmento funcionários/as da educação, o qual integra. Com essa conquista, o Sintep/MT, pioneiro na defesa do reconhecimento destes/as trabalhadores/as como profissionais da educação, mediante a profissionalização específica, reafirma sua característica de vanguarda.

A gestão que se iniciará após a posse, no dia 29 de junho, terá entre os desafios segurar as conquistas da categoria, como a recente política da dobra do poder de compra dos salários. Desafios que se ampliam juntos às redes municipais, onde os retrocessos sobre a valorização profissional tem sido maiores.

“Para conquistar e defender direitos, exige-se maior articulação e ampliação de lutas, neste sentido, dar visibilidade à campanha permanente de filiações e avançar na constituição de representantes de unidades escolares, são as prioridades para continuar fortalecendo o sindicato. Sem abrir mão das lutas pela garantia de direitos da classe trabalhadora”, afirma a nova presidente.

Integrando o desafio de estar à frente do maior sindicato do estado, o vice presidente, Valdeir Pereira, destaca que o sucesso da luta se dará na atuação coletiva da direção para fortalece e atuar junto com as subsedes. “Temos que assegurar que as Redes Municipais possam equiparar as condições de carreira, jornada e valorização com os trabalhadores da Rede Estadual”, conclui.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 25/06/2018 10:48:06


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2391-2400 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter