Diante de um cenário nada favorável para a Educação Pública no pais, os profissionais da educação das redes públicas municipais de Mato Grosso vivenciam um processo de resistência a partir da conscientização de direitos constitucionais. Desde o último final de semana (06 e 07 de abril) o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza o I Encontro de Redes Municipais por Macrorregião do estado, sendo que a primeira edição do polo Sul I e Sul II, ocorreu em Rondonópolis.

O encontro de redes municipais trata das peculiaridades de cada município, diante da conjuntura nacional, e dos desafios para os avanços dentro das defesas do Sintep/MT e da classe trabalhadora”, esclareceu o presidente do sindicato, Valdeir Pereira presente na abertura dos debates.

O professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Isaac, convidado para a análise de conjuntura debateu o conceito de neoliberalismo implantado pelo governo federal e os impactos na Educação Pública, em especial nas redes municipais.

Partindo de duas defesas feitas na campanha do governo Bolsonaro e colocadas na prática na atual gestão; o subfinanciamento crônico da Educação e o ataque a escola, enquanto espaço da construção do pensamento plural, revela o desmonte do ensino Público e gratuito para a classe trabalhadora.

Segundo o professor as medidas aceleram o desmonte e tornam a Educação um produto com foco no interesse do mercado financeiro (privatização e terceirização), além de atacar o fundamento do ensino como bem imaterial da humanidade. “Educação é a riqueza que permite a apropriação de todos os bens”, esclarece.

“A precarização da Educação é instrumento do controle ideológico”, argumenta. Conforme ele, a formação precisa ser precária com foco apenas na formação de mão de obra. Com esse objetivo retirar direitos como feito na Reforma Trabalhista, na Lei da Terceirização, na Reforma do Ensino Médio ou, como quer acabar com a aposentadoria, com a Reforma Previdência é consolidar a meta. “Precisamos união dos trabalhadores entorno do projeto comum para a Educação da classe trabalhadora”.

Participaram do I Encontro os diretores regionais da Sul I, Bartolomeu Basili Belmonte; Sul II, Doralice de Castro: o presidente da subsede de Rondonópolis, João Eudes; os dirigentes do Sintep/MT, Henrique Lopes, Maria Celma Oliveira, Edna Mahnic, Klébis Marciano e Edevaldo Santos. Além de participantes de 19 subsedes do Sintep/MT na macrorregião. 

Confira as fotos do Encontro

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 09/04/2019 18:55:18


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1981-1990 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter