O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, compareceu na abertura do 14ª edição do Fórum Estadual Extraordinário “A Gestão Municipal e os Desafios Frente as Inovações nas Estruturas Organizacionais e nas Políticas Públicas de Educação”, e cobrou a necessidade urgente de políticas públicas que assegurem qualidade e valorização da Educação Pública nos municípios.

O evento promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Mato Grosso, (Undime/MT) trouxe como tema central de dois dias (11 e 12.04) no Hotel Fazenda Mato Grosso, o desmonte das políticas de educação nas redes municipais, promovida pelos governos federal e estadual, como inovações nas estruturas organizacionais das políticas públicas. 

Valdeir Pereira destacou que o debate do Fórum é desafiador e o momento oportuno, para tratar da instabilidade e incertezas dessas políticas de ataques, que terá como relevante a discussão sobre financiamento da Educação. “É preciso discutir o impacto do financiamento da Educação nos municípios, pois lá está a demanda, os estudantes”, disse.

Tratou também como desafio do debate, ultrapassar muitas das incertezas apresentadas pelas ‘Inovações políticas”, e destacou que a categoria tem disposição para buscar e defender a qualidade da educação de Mato Grosso. Valdeir afirmou que existe possibilidades de avançar com as políticas públicas de valorização dos profissionais e definir as condições para os gestores administrarem as finanças municipais. “É fundamental que os governos assegurem os recursos do transporte escolar e os repasse regulares de manutenção do ensino nas redes”.

Lembrou que para o êxito da Educação Pública em Mato Grosso é necessário romper com as diferenças existentes entre as redes municipais e estadual. “As escolas estão no mesmo município, contudo o distanciamento entre as redes é gritante”, afirmou. Conforme ele, é preciso reorganizar das redes com o necessário fôlego para que os municípios possam investir na Educação Infantil, ao invés de enfrentarem a sobrecarga de estudantes do ensino fundamental sem a proporcionalidade de recursos.

Assessoria/Sintep-MT


Cuiabá, MT - 11/04/2019 18:36:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1971-1980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter