O debate sobre os desafios para a classe trabalhadora na conjuntura econômica, política e educacional atual, apresentado pelo professor doutor Bartolomeu José Ribeiro de Sousa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante I Encontro de Redes Municipais por Macrorregião do estado, denominou o desmonte das conquistas dos trabalhadores como “fenômeno da extrema direita”. A palestra integro a segunda edição do encontro promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), nesta sexta-feira (12.04).

Conforme o professor, em vários momentos da história do país, se registraram tentativas de ataques aos trabalhadores, contudo nunca com tamanho desprezo pelas instituições democráticas e com políticas ainda mais danosa para os trabalhadores e trabalhadoras. “O momento é de grande desafio para os dirigente a frente dos sindicatos nas redes municipais”, disse.

Segundo afirmou, o discurso de ódio contra os trabalhadores e contra a organização sindical, não foi coisa de 100 dias, mas uma construção iniciada desde 2016, que promoveu a desconstrução de políticas e descompromisso com as forças populares. “Veio com a Reforma Trabalhista, a Lei da Terceirização, a Base Nacional Curricular Comum”, disse. O atual governo, conforme o professor, usa todas as estratégias construídas anteriormente e acrescenta a política do pânico e circo, pois usa o medo, como componente emocional para mover as massas. 

Com tamanho desmonte de direitos está se formando no pais uma massa de desempregados de pessoas em trabalho precarizados, um exército de reserva de pessoas, para baratear os serviços. Trabalho que conforme esclarece, totalmente desregulamentado, como os motoristas UBER, que assumem todos os riscos. Uma prática já implantada em alguns estados, também na educação e, é nesse contexto que os trabalhadores das redes municipais terão que fazer a resistência. 

O I Encontro de Redes Municipais por Macrorregião ocorrerá até junho, e o objetivo é apresentar aos profissionais das redes municipais a necessidade de apropriação de elementos para fazer frente ao cenário traçado nas políticas públicas do governo federal. Pois, conforme esclarecem elas terão sérios impactos na carreira dos educadores e educadoras, bem como na Educação Pública. 

Na atividade de Cuiabá participaram representações de mais de 30 susbsede do Sintep/MT, delegados e delegadas das redes municipais das regionais Oeste I, II e III, além do Médio Norte II.  Esse foi o segundo polo a realizar os debates, após Rondonópolis. 

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT


Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 12/04/2019 19:56:14


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1971-1980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter