O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) como entidade afiliada a Internacional da Educação América Latina (IEAL), participa desde ontem (25.04), da XII Conferência Regional do IEAL, em La Plata, Argentina. As atividades que terminam neste sábado (27), debatem caminhos para o enfrentamento as políticas ultraliberais que assolam toda América Latina e desmontam a Educação Pública.

Na programação desta sexta-feira (26) a palestrante convidada foi a ex-presidente Dilma Rousseff, que em 2016 sofreu o golpe capitaneado pelas extrema direita a serviço dos interesses do poder econômico internacional. Na sua apresentação traçou o retrocesso de todas as políticas educacionais afirmativas implementadas durante os governos progressistas no Brasil, em conjunto com uma política econômica de superação das desigualdades de renda, que ora está sendo atacada e desmontada para privilegiar o grande capital.

Também na Argentina a extrema direita, capitaneada por Mauricio Macri, promove o retrocesso e o empobrecimento da população. Às vésperas de novo pleito, dirigentes progressistas clamam para um novo processo eleitoral com uma frente ampla para que o governo a ser eleito represente uma mudança, do que está em vigor atualmente. “Unidade não significa um único pensamento. A plataforma eleitoral deverá focar em mudar as políticas, devolver a dignidade ao povo argentino.

Temos que ter esperança para fazer a luta”, ressaltou o ex-ministro.
Os representantes das Filipinas destacaram a necessidade de que a América Latina e principalmente as organizações que têm contribuído com a luta, fortaleçam a defesa da educação pública frente ao processo mercantil que tem colocado como desafio para os movimentos sindicais.

Representante sindical do Canadá lembraram do avanço ocorrido no movimento ao reconhecerem os povos originários como um princípio dentro dos sindicatos. E reafirmam o compromisso de continuidade e apoio para a colaboração com os sindicatos da América Latina.

Para a representação dos Estados Unidos alertou para a necessidade de atenção para não perderem os direitos. Segundo a representação, existem pessoas interessadas em criar uma escravidão mental na sociedade. Também na América do Norte os obstáculos são grandes e desafiadores, com similaridades com os relatos da América Latina como um todo, disseram.

A programação terminará amanhã 27/04 com a participação no evento dos representantes do o Sintep/MT, professor Valdeir Pereira, presidente, e da secretária de Políticas Educacionais, Guellda Andrade.

Confira fotos no facebook do Sintep/MT

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 26/04/2019 16:19:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1951-1960 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter