Pensar ações que incentivem a participação dos professores aposentados junto ao Sindicato. Com este objetivo, os grupos de trabalho presentes no II Encontro Estadual dos Aposentados fizeram considerações sobre as atividades relacionadas ao segmento. O evento ocorre até esta tarde (1°), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá.

"A partir do encontro, vamos traçar estratégias que visem o desenvolvimento de ações para que os profissionais aposentados não se afastem da luta", ressaltou o presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira. Além disso, segundo ele, este estreitamento também viabiliza a troca de experiências entre o Sindicato e esta parcela da categoria. "Assim, poderemos contar com o conhecimento adquirido por eles ao longo dos anos", acrescentou.

O sindicalista destacou ainda os três eixos de atuação propostos pelo Sintep/MT. "Estamos formulando a formação dos professores aposentados, pensando a elaboração de um calendário com atividades nesse sentido, além da mobilização, no sentido de que eles também se envolvam em atividades não relacionadas à Educação". Gilmar Soares lembrou ainda a importância de intensificar a comunicação com o segmento. "Mantê-los informados é condição fundamental para incentivar o engajamento destes profissionais, pois a aposentadoria nem sempre significa garantia de direitos".

Nesse sentido, as discussões levantadas pelos grupos de trabalho são relevantes. "É o ponto de partida para delinear nossa luta, especificamente as políticas voltadas para a promoção da qualidade de vida dos aposentados", frisou a secretária geral do Sintep/MT, Vânia Miranda. De acordo com ela, é necessário que estes professores tenham em mente que o envolvimento com as causas sociais não terminou.

Inativa, nunca - Há um ano aposentada, a professora Fátima Silva, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, disse que a nova condição não representa inatividade. "Estou sempre visitando meus ex-alunos e eles também passam em casa para me dar um 'oi'", contou. Além de frequentar a Escola Estadual Vereador Bento Muniz, onde trabalhou, ela participa das atividades do Sindicato e faz crochê nas horas de lazer. "Gosto de me sentir ativa, fazendo aquilo que gosto", concluiu.

Cuiabá, MT - 01/06/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6971-6980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter