Cerca de 500 pessoas dos 10 municípios do polo regional Leste III do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participam do Fórum Permanente de Debates sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, iniciado no dia 16, termina hoje (18), em Canabrava do Norte, a 1.132 km de Cuiabá.

O objetivo é discutir o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na região. O principal desafio, de acordo com a presidente da subsede de Canabrava do Norte, Umbelina de Oliveira, é ampliar a capacitação dos profissionais da educação. "Atualmente, há apenas um centro de formação específico em Confresa, que atende toda a região", explicou. Uma das propostas que estão sendo avaliadas neste último dia do evento é a instalação de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) em cada município.

O fato de alguns trabalhadores da educação assumirem a EJA sem a devida capacitação preocupa a categoria. "Precisamos oferecer ensino de qualidade a esses alunos e a valorização profissional é imprescindível nesse sentido", ressaltou a sindicalista. Além da demanda, considerada grande para apenas um centro de formação, os profissionais se queixam das distâncias entre os municípios. "Alguns, como Santa Cruz do Xingu, estão a cerca de 200 km, o que dificulta o deslocamento", acrescentou a presidente da subsede.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Comunicação licenciado do Sintep/MT, Julio Cesar Martins Viana, e de representantes da direção das subsedes de Confresa e Porto Alegre do Norte. Os municípios que compõem o polo Leste III são Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.

Cuiabá, MT - 18/06/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6941-6950 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter