Indígenas que atuam na área da educação iniciaram esta semana (27.01) as aulas da primeira turma do programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, nível mestrado profissional. O curso ofertado pela   Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no campus de Barra do Bugres, tem o objetivo de proporcionar estudo voltado para a docência indígena, trabalhando valores pedagógicos agregados aos etnoconhecimentos, e assim enriquecer as práticas profissionais nas escolas das aldeias.

O coordenador da pós-graduação da Faculdade Indígena (Faind), da Unemat de Barra do Bugres, professor Adailton Alves, esclarece que o curso foi pensando a partir de disciplinas e metodologias que potencialize os aspectos culturais indígenas e assegure a eficácia do conhecimento transmitido na sala de aula das aldeias.  

O curso tem a área de concentração em Ensino, com duas linhas de pesquisa: 1) Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural; 2) Ensino, Docência e Interculturalidade. O edital foi publicado em agosto de 2019, para 20 vagas e reuniu 96 interessados. O curso é anual e, até agosto de 2020, deverá abrir nova turma. Segundo o professor, só na Unemat são mais de 500 profissionais indígenas graduados, o que registra uma demanda significativa. 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 30/01/2020 16:24:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1441-1450 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter