O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, manifestou a preocupação com os arranjos pedagógicos (aulas virtuais) ofertados tanto na rede estadual, como nas redes municipais, durante a suspensão das aulas em virtude da pandemia. A falta de regulamentação e ausência de parâmetros que confiram os resultados dessas práticas pode ser uma ameaça a aprendizagem, caso sejam consideradas como carga horária.

O debate foi feito durante a quarta reunião da Comissão Especial de volta às aulas, nesta quinta-feira (04.06), que enfocou o retorno das aulas e a necessidade de mais investimentos na Educação. Fazer escolhas do que é prioritário, e elevar o patamar de recursos para a Educação, que antes da crise vinha perdendo paulatinamente verbas em razão das reformas dos governos Temer e Bolsonaro.

Para o professor Valdeir é fundamental que a Seduc/MT opte por medidas que assegure a todos os estudantes o direito à aprendizagem, para que num eventual retorno às aulas, iniciem de onde pararam, sem prejuízo para os que ficaram sem acesso.

A defesa do presidente do Sintep/MT se apresenta diante do quadro de desemprego que milhares de professores da rede estadual atravessam, durante a crise sanitária, pela opção do governo Mauro Mendes em suspender o processo de atribuição de parte das unidades escolares.

Seminário

Nesse quarto encontro virtual da Comissão Especial de Volta às aulas foi apresentado um Seminário sobre “Aspectos normativos, pactuações, interinstitucionais, protocolos de segurança sanitária, gestão educacional e condições de financiamento”, apresentado pelos debatedores convidados: professor doutor José Henrique Paim (FGV), Deputada Federal Rosa Neide, tratando sobre Fundeb. E o presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, professor Cézar Miola.

Participaram do debate representantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM); União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT); Ministério Público Estadual; Seduc/MT; Secretaria de Estado de Saúde; Tribunal de Contas do Estado; Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso ( SINTRAE/MT); e representante das pequenas e médias escolas privadas da grande Cuiabá. 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 04/06/2020 18:23:28


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1151-1160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter