O aniversário de 55 anos do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), completos em 29 de junho de 2020, é marcado por fortalecimento da resistência diante de ameaças à carreira e condições de trabalho e emprego. O desafio da categoria após mais de meio século de lutas é buscar caminhos para manter e avançar nas conquistas diante do período de retrocesso.

Em 2020, o Sintep/MT terá pela frente os desafios apresentados pelo cenário neoliberal, que traz de volta à cena práticas como congelamento de salários; ataques sobre as aposentadorias dos servidores públicos do estado; corte de investimentos nas áreas sociais, entre estas a Educação, com a implementação da Emenda Constitucional nº 81; redução dos 35% de recursos constitucionais; onda de municipalização da Educação Básica; escolas militarizadas. Desafios superados em anos anteriores, que retornam ameaçando com retrocessos as conquistas dos trabalhadores da educação.

O quadro nacional, agravado pela pandemia do Covid-19, é intensificado com alinhamento entre as políticas federal e estadual, em Mato Grosso. Com isso, se somam as políticas  de voucher na educação; educação privatizada com defesa do uso tecnologias, que excluem a maioria dos estudantes da Escola Pública; corte de investimentos e redução do financiamento da Educação, se o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), não for aprovado agora em 2020. 

A luta do Sintep/MT nesse momento da história se intensifica. “Precisamos unir forças para não perder os direitos conquistados, com as estratégias disponíveis, pois os gestores se justificam com a pandemia para fragilizar a categoria e os trabalhadores em geral”, destaca o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 01/07/2020 13:01:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1091-1100 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter