Reunidos até o último sábado (24), no VII Encontro Nacional do Departamento de Funcionários de Escola (Defe) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), centenas de funcionários de escolas públicas homenagearam a senadora Fátima Cleide, presidente da Comissão de Educação do Senado Federal e convidada especial do encontro.

O presidente da CNTE, Roberto Leão, e demais organizadores consideram que a senadora Fátima tem tido atuação fundamental para se avançar na valorização do trabalhador de escola, por isso a homenagem. A parlamentar é autora da lei 12.014, sancionada pelo presidente Lula, que promoveu alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para definir quem são os trabalhadores de educação que devem ser considerados profissionais do setor.

O evento, que tem por objetivo discutir as políticas de valorização dos funcionários de escolas de todo o Brasil, acontece no litoral paranaense - em Pontal do Paraná - e reúne mais de 300 delegados de todo o país. A abertura oficial contou com representantes do Ministério da Educação (MEC), da APP-Sindicato e Secretaria do Estado da Educação (Seed).

A presidente da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, saudou os demais integrantes que compuseram a mesa de abertura e, em nome dos funcionários de escolas do Paraná, cumprimentou todos os profissionais de educação do país. Destacando a importância da atividade, que tem o apoio da APP por meio da secretaria de Funcionários, lembrou que a defesa dos trabalhadores da educação se faz também com a especificidade da luta dos funcionários de escolas, dando continuidade aos avanços e às políticas educacionais já conquistados.

O presidente da CNTE destacou que este é um momento importante para a educação pública e também para a valorização dos funcionários de escolas nestes 15 anos de trajetória do Defe. Segundo ele, a profissionalização por meio do Programa Profuncionário e também de cursos tecnólogos superior apontou novas possibilidades para os funcionários de escolas. No entanto, defendeu mais investimentos para a educação pública. "A profissionalização precisa aumentar. O funcionário de escola não é reconhecido. A nossa luta é pela criação de um piso para estes funcionários que defendem a educação pública e de qualidade. Também é necessário aumentar o investimento em educação", pontuou.

Funcionários de escolas no Congresso Nacional - A senadora Fátima Cleide, como fundadora e membro do Defe, resgatou a histórica luta da CNTE em prol dos funcionários de escolas. Nesta tarde, compartilhou com todos a consolidação da luta pela visibilidade destes profissionais. "A luta é travada no cotidiano da escola, na sociedade e no interior dos sindicatos. Parabenizo a CNTE que abraça essa luta que considera a identidade profissional destes trabalhadores da educação", disse a senadora.

Primeira mulher a presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, Fátima afirma que a luta no segundo semestre será pela aprovação do PL 280, que trata da formação dos profissionais de educação e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). "O PL 280 foi construído pelo MEC, juntamente com estados e municípios e sua aprovação é vital para a valorização dos funcionários de escolas. Outra coisa muito importante a fazer é cobrar do MEC o envio do PNE para o congresso nacional porque temos um prazo até dezembro para discutir o novo plano", concluiu.

Cuiabá, MT - 27/07/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6881-6890 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter