A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferecem vagas para capacitação em segunda licenciatura direcionada aos professores que atuam fora de sua formação específica. A iniciativa integra o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009.

O objetivo é organizar cursos para atender os planos estratégicos formulados nos Fóruns Estaduais de Apoio à Formação Docente, de acordo com as necessidades de cada região. A UFMT é responsável por 550 vagas nos diversos polos. Os cursos disponíveis são na área de Biologia e Língua Espanhola, no polo de Chapada dos Guimarães; Física e Matemática, no polo do Pontal do Araguaia; Geografia, no polo de Cuiabá; Língua Inglesa, História e Biologia, no polo de Rondonópolis; e História e Língua Inglesa no polo de Várzea Grande.

O PARFOR está em consonância com os princípios e objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação.

Os professores interessados devem se cadastrar na Plataforma Freire (caso ainda não possua cadastro), registrar currículo e atualizá-lo periodicamente. Em seguida, o profissional deve realizar uma pré-inscrição nos cursos oferecidos pelas instituições formadoras.

Os cursos são modulares com duração de dois anos em períodos de férias e/ou finais de semana. A realização é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (Capes). O coordenador do PARFOR na UFMT, Edward Vavá Berholine, ressalta que os professores devem ficar atentos aos procedimentos para efetivação da matrícula, disponíveis no Edital n° 001.

 

Cuiabá, MT - 30/07/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6881-6890 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter