O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) foi às ruas nesta quarta-feira (19.08) numa carreata com aproximadamente 1 quilometro de carros e fez a defesa dos aposentados do serviço público. A mobilização cobrou aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 36/2020, em tramitação na Casa de Leis. O PLC propõe o cancelamento do desconto de 14% para todos e todas servidores aposentados/as que recebem menos de R$ 6.101,03 (teto do INSS). A transferência da votação desse projeto para a próxima semana (26.08) não impediu o manifesto, e ainda promoveu convocação para novo ato, na próxima quarta-feira.

A Carreata realizada apenas por profissionais da educação percorreu o Centro Administrativo (CPA) da Capital, com buzinaço em frente à Assembleia Legislativa (apesar do cancelamento da sessão plenária). Passou pelo Palácio Paiaguás - sede do governo Mauro, pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e pelas ruas onde se localizam os demais órgãos administrativos do estado. Os carros adesivado com cartazes que anunciavam o golpe da Reforma e o desmonte dos direitos da aposentadoria, tornaram pública o motivo da mobilização.

A manifestação reafirmou por meio da narrativa do locutor, em cima do carro de som, com reprodução de áudios do governador, que o objetivo da atual gestão do estado é a retirada de direitos e a redução da oferta dos serviços públicos com qualidade. A manifestação aproveitou a circulação pelo CPA para lembrar os eleitores os nomes e partidos dos deputados que massacraram os trabalhadores do estado ao votarem favoráveis a PEC da Morte (PEC 06/2020), e na Lei do Confisco dos aposentados (Lei 654/2020).

O cenário para a próxima quarta-feira (26.08), quando será apreciado o PLC nº 36, em sessão plenária, está incerto. A sorte dos servidores aposentados está na dependência da articulação entre deputados da Assembleia. “É fundamental a mobilização dos aposentados, apesar de que muito estão descrentes que possa haver uma reversão. Mas é fundamental que os familiares mais próximos se posicionem, nas redes sociais, principalmente aqueles que representam aposentados que sofrem limitações de saúde ou dificuldades na comunicação pelas redes sociais”, convocou o presidente do Sintep. Valdeir Pereira.

Confira mais fotos no facebook do Sintep/MT 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/08/2020 15:27:51


Print Friendly and PDF

Exibindo: 961-970 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter