No dia do Servidor Público, Sintep-MT realiza mobilizações em todo o Estado

Os trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso organizaram mobilizações em diversas cidades do Estado no dia em que se comemora o Dia do Servidor Público de Mato Grosso. Segundo o presidente do Sindicato que representa a categoria (Sintep-MT), Valdeir Pereira, não há o que se comemorar. “Infelizmente o governo atual está agindo com desprezo pelos trabalhadores da educação. Além de negar à categoria direitos conquistados e sacramentados em Lei, como é o caso do reajuste conforme o piso salarial nacional, medida seguida por muitas prefeituras; como ainda cria imbróglios jurídicos para saquear a aposentadoria desses profissionais, alterando a aplicação do desconto previdenciário para abaixo do teto da previdência. Hoje é um dia de luta, mais do que nunca”, destacou o sindicalista.

As mobilizações foram previstas para ocorrer nos 141municípios de Mato Grosso, onde cada subsede do Sintep e suas regionais, organizaram atos públicos reivindicando direitos. Nas duas maiores cidades do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, o Sintep-MT mobilizou os profissionais da educação para duas grandes carreatas no período matutino e vespertino, sendo que no período da tarde, a concentração dos trabalhadores se dará em frente à Assembleia Legislativa do Estado. 

Além das questões que envolvem o piso salarial, a categoria também protesta contra a reforma administrativa. “A forma como o executivo vem tratando da reforma administrativa, mostra mais uma vez que não estão reformando nada, e sim, promovendo um verdadeiro desmonte da educação pública”, destacou Valdeir.

Sobre o não pagamento dos salários nas redes municipais, sob alegação dos prefeitos de que a justificativa para tal calote tem a ver com as vedações do período eleitoral, o dirigente do Sintep-MT rebate. “Os gestores gostam de alardear as vedações do período eleitoral, lei de responsabilidade fiscal e tantos outros, mas o fato é que, se houvesse no Brasil um judiciário sério, comprometido, isso se resolveria. Significa que, se há lei assegurando certo direito, como é o caso do reajuste do piso salarial, não há justificativa legal que impeça seu cumprimento, por isso, o dia do Servidor Público para nós reforça nossa luta para garantir que esses direitos sejam respeitados”, finalizou Valdeir.

Fonte: Assessoria Sintep/MT.

Cuiabá, MT - 28/10/2020 10:16:23


Print Friendly and PDF

Exibindo: 821-830 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter