Sintep/MT comunica início da formação específica para TDI’s pelo IFMT

Está previsto para iniciar nos próximos 30 dias as aulas do curso para Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), na modalidade de Educação à Distância (EaD), nos cinco municípios conveniados com o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). A especialização, nos moldes do Profuncionário, é resultado da luta pela profissionalização dos/as funcionários/as de escola feita pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

Autorizado pela Resolução nº 066/2020, o Curso Técnico Subsequente em Desenvolvimento Infantil (TDI) atenderá uma demanda reprimida de trabalhadores e trabalhadoras, nos municípios os quais os prefeitos e prefeitas manifestaram interesse em aderir ao projeto; Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Água Boa. 

Para a futura estudante do curso de especialização de TDI, em Ribeirão Cascalheira, Maria de Lurdes Conceição de Souza. O curso é a oportunidade de conquistar a formação e a profissionalização na função de educadora.  Veterana, Lurdes ingressou como monitora infantil em 2000, quando a Educação Infantil ainda era de responsabilidade das Secretaria de Assistência Social. Viu a função se aprimorar quando as secretarias de Educação assumiram a Educação Infantil. 

Com a incorporação à Educação, as creches ganham uma nova função. “Deixaram de ser depósitos de crianças e nós passamos a ser Técnicas em Desenvolvimento Infantil”, relata Maria de Lurdes. Com isso, o trabalho se enquadra na carreira dos profissionais da Educação, e os funcionários passam a receber um salário de acordo com a graduação, tempo de serviço, sem contar que ganham jornada condizentes com a ocupação, de 30 horas. Contudo, ainda faltava a profissionalização específica.

Para a Eneide Resende Lima Nascimento, que integra a turma do curso de TDI do município de Lucas do Rio Verde, a oferta da capacitação significa um avanço. Há cinco anos na área, atuou com crianças de todas as idades, inclusive berçário. ”Vi muitas pessoas com total desconhecimento atuando, o curso deveria ser obrigatório”, destaca;

A proposta da formação para TDI’s, nasceu ainda na gestão da ex-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, falecida em 2018. A ex-dirigente era funcionária de escola e sempre defendeu a formação dos/as trabalhadores e trabalhadoras como fundamental para a qualidade da educação e a valorização dos mesmos.

A perspectiva apontada pela então presidente do Sintep/MT, é compactuada também por Antonizete Pereira da Silva, de Ribeirão Cascalheira. Há quatro anos efetiva na função de TDI acredita na importância da profissionalização para contribuir com o resultado do trabalho realizado em sala de aula. “Muitos nos vêem só como ajudante do professor, mas fazemos parte do serviço deles”, disse destacando a importância da formação e valorização.

O projeto em construção há mais de dois anos é uma provocação do Sindicato, abraçada pelo IFMT,  que agora concretizará uma nova realidade para esses/as funcionários/as da Educação Infantil. “A qualificação é luta permanente do Sintep/MT, e nosso objetivo é que no decorrer do curso outras prefeituras façam adesão a essa qualificação”, concluiu o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 30/10/2020 12:38:41


Print Friendly and PDF

Exibindo: 821-830 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter