Sintep-MT debate pautas da educação no Conselho Diretivo da região Sul I do estado

As subsedes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, integrantes do Polo Regional Serra da Petrovina – Regional Sul I, realizou no último sábado (21/11), uma reunião virtual que contou com a participação de representantes da educação das subsedes de Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Guiratinga e Itiquira. Representantes do Sintep Mato Grosso, como o próprio presidente, Valdeir Pereira, João Eudes de Anunciação (Secretaria de Formação Sindical), Klebis Marciano Rocha dos Santos (Secretaria Adjunto de Funcionários/as da educação; Maria Celma de Oliveira (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos) e do Deputado Estadual Henrique Lopes do Nascimento também participaram das discussões.

O Conselho Diretivo foi convocado com a finalidade de debater pautas relacionadas às demandas da Rede Estadual; das Redes Municipais; a organização política e jurídica das Subsedes; a prestações de contas da Regional Sul I; campanha de filiação e atualização cadastral; definição do calendário de mobilização e atividades nos Municípios entre outras.

O presidente do Sintep-MT,  Valdeir Pereira, abordou os desafios da Rede Estadual de Ensino com a questão da valorização profissional, portarias e normativas de lotação, aulas remotas, retorno presencial das aulas, concurso público, Gestão Democrática, processo Seletivo de diretores/as e Secretários/as de escolas, fechamento de escolas e reorganização calendário letivo para 2021. 

“Todos esses temas precisam estar alinhados em todas as regiões do estado, para que possamos prosseguir com a luta por uma Educação Pública de qualidade, de maneira coerente e unânime entre toda a categoria, por isso, a importância da realização desses Conselhos Diretivos”, avaliou Valdeir.

O deputado Henrique Lopes também contribuiu com os debates e alertou sobre os desafios para os trabalhadores da Educação diante da Pandemia da COVID 19 e das políticas de negação de direitos aos trabalhadores em educação, principalmente, da importância da luta pela valorização profissional. “Precisamos constantemente discutir e cobrar do executivo a questão do piso salarial da categoria, jornada, carreia e condições de trabalho”, disse.

O parlamentar e sindicalista ainda destacou ainda sobre a necessidade de mobilização da categoria quanto à regulamentação do FUNDEB; fechamento de escolas e turmas nos municípios, bem como, sobre a urgência dos trabalhadores das Redes Municipais discutirem a Pauta de reinvindicação e protocolar juntos aos gestores municipais que tomarão posse em janeiro de 2021. 

O Conselho Diretivo debateu também sobre as organizações políticas e jurídicas das subsedes. Para o Diretor Regional da Sul I, Bartolomeu Basili Belmonte, a reunião foi proveitosa. “Avalio como positiva a realização do Conselho Diretivo da Regional SUL I, pois entendo ser de fundamental importância informar e esclarecer a respeito da conjuntura de ataques aos direitos que nós, trabalhadores da Educação temos sofrido. Definir estratégias são essenciais para lutarmos por melhorias na organização das subsedes e da educação pública do estado e dos municípios. O momento exige mobilização dos Trabalhadores em Educação e o fortalecimento da luta coletiva, visando a busca da garantia dos nossos direitos”, pontuou o diretor.

Fonte: Assessoria Sintep-MT.


Cuiabá, MT - 24/11/2020 12:55:54


Print Friendly and PDF

Exibindo: 771-780 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter