Trabalhadoras e trabalhadores de MT, protestam em defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma Administrativa

Trabalhadoras e trabalhadores de diversas organizações do serviço público de Mato Grosso, participaram nesta quinta-feira (10/12), na Praça Alencastro em Cuiabá, de um ato em protesto aos constantes ataques do governo ao serviço público, tendo como protagonista, a reforma administrativa. Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), também participaram da manifestação.


O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT), e dirigente do Sintep-MT, Henrique Lopes, destacou que o calhamaço legislativo que engloba o texto proposto pelo governo federal na reforma administrativa esconde um verdadeiro desmonte de serviços públicos começando pela desvalorização dos servidores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso(Sintep/MT), Valdeir Pereira, citou as ações do governo estadual que, mesmo batendo recordes de arrecadação de impostos segundo dados do Ministério da Economia, mesmo diante de uma pandemia, investe cada vez menos em Educação e outros serviços públicos, privilegiando a iniciativa privada em detrimento daquilo que é público. “Lembramos aqui que, no último dia 20 de novembro, data símbolo da resistência contra a escravatura, o governador Mauro Mendes inaugurou mais uma ala da penitenciária central do Estado, e isso, na mesma semana em que anunciou o fechamento de diversas unidades de ensino. Essas ações de fechar escolas e abrir presídios, mostram o que é prioridade nesse governo”, criticou.


O presidente do Sintep-MT enfatizou ainda que nesta quinta, atos como este estão ocorrendo em todo o país, marcando a luta dos trabalhadores contra o desmonte dos serviços públicos diante da ameaça de aprovação da reforma administrativa. “A palavra reforma significa melhorar algo, e não é o que o governo está propondo. Os ataques contra os trabalhadores são tão intensos, que o enfrentamento que fazemos não é para ampliar direitos e sim, manter os que ainda temos e que são fruto de muita luta e resistência da categoria”, disse o sindicalista. 

Manifestantes que integram o MST também discursaram e lembraram das mobilizações em favor da reforma agrária, cujos debates estão suspensos no Congresso.

Clique aqui e confira as fotos no facebook do Sintep/MT.

Fonte: Assessoria Sintep-MT

Cuiabá, MT - 10/12/2020 16:08:52


Print Friendly and PDF

Exibindo: 731-740 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter