O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) visitou, na última quinta-feira (16/09), a Reserva Indígena Tadarimana, localizada a 45 quilômetros de Rondonópolis, na região Sul do Estado. A intenção foi tomar conhecimento da situação dos índios bororos, após o incêndio dos últimos dias que consumiu cerca de 65% da área que compreende três aldeias: Tadarimana, Jurigue e Praião.

A reserva ocupa uma área de 9,7 mil hectares, com uma população de aproximadamente 400 indígenas. "É um cenário de total desolação e tristeza, considerando ainda que estivemos presentes em momento de luto em alguns clãs da Aldeia", revelou o 1° secretário de Finanças do Sintep/MT, João Eudes da Anunciação. O sindicalista esteve na Aldeia acompanhado do pesquisador e cientista do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Mario Augusto Isaac.

Apesar de controlado, ainda há pequenos focos de fogo na reserva, o que está provocando problemas de saúde à população indígena devido à "cortina de fumaça" instalada na região. Carente na produção de alimentos, em razão das queimadas, os índios perderam grande parte das plantações de mandioca, milho, banana, hortifrutigranjeiros e outras produções, além dos animais que morreram no local.

Sensibilizada, a subsede Sintep/MT em Rondonópolis está arrecadando alimentos não-perecíveis como arroz, feijão, óleo, macarrão, entre outros, para que as famílias indígenas não sofram com o desabastecimento. "Estaremos retornando à aldeia nos próximos dias e até lá a nossa torcida é para que os irmãos Bororos da Aldeia Tadarimana, Jurigue e Praião possam sobreviver com mais esperança", disse o sindicalista.

Em Cuiabá,  as doações podem ser entregues na sede do Sintep/MT - Rua Mestre João Guimarães, 102, bairro Bandeirantes.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 20/09/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6801-6810 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter