Sintep/MT faz mobilização virtual dia 31 contra retorno de aulas presenciais e pela vida

O Sintep/MT convoca os profissionais da educação a publicarem vídeo nas redes socias (twitter), compartilhar as mensagens pelo facebook, com a frase Mobilização Retorno às aulas presenciais só com vacina. 

No próximo dia 31 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) convoca a categoria para atos virtuais em todos os municípios do estado. O objetivo é apresentar para a sociedade os motivos da defesa pela permanência do teletrabalho. E ainda, cobrar uma ação coerente do governo Mauro Mendes, que usa a mídia nacional para anunciar a terceira onda da Covid no estado, e quer colocar em risco, a vida dos profissionais da educação, estudantes e familiares.

Com a #EssencialÉAvida, o Sintep/MT convoca os profissionais da educação a publicarem vídeo nas redes socias (twitter), compartilhar as mensagens pelo facebook, com a frase Mobilização Retorno às aulas presenciais só com vacina. 

Os trabalhadores poderão gravar imagens mostrando a realidade da sua escola; relatar número de contaminados na educação nos municípios; mostrar em quais condições os profissionais que estão na escola atuam; se há número de profissionais de apoio para executar a higienização dos ambientes; relatar os  protocolos de EPI que a Seduc oferta; número de óbitos; depoimento de educadores que perderam colegas em virtude da Covid-19, relatando a gravidade da contaminação. E por fim, reafirmar que retorno às aulas presenciais só com vacina.

 “É preciso reafirmar publicamente que em momento nenhum nos recusamos a dar aulas para os estudantes. Continuaremos a fazer o trabalho remoto. Apenas não seremos usados como ‘boi de piranha’”, destacou o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Desde a publicação da portaria 333/2021 do governo do estado, que determina o retorno dos profissionais para executarem as aulas online no ambiente escolar, o Sindicato debate a medida. Por meio das redes socias da entidade e/ou nos veículos de comunicação tem feito os   esclarecimentos sobre a temeridade que é a volta às escolas presenciais para a vida de todos. 

Com cerca de 40 mil servidores na rede estadual, o retorno estará propiciando aglomerações, não apenas nas escolas, mas nas ruas, no transporte público, de maneira desnecessária. Se houvesse o calendário de retomada das aulas presenciais, mesmo que com 50% das turmas, os números saltariam para 250 mil pessoas. Sem considerar os pais e responsáveis que se envolvem no processo de volta às aulas presenciais. 

O Sintep/MT registrou entre junho de 2020 a maio de 2021, mais de 130 notificações de óbitos de profissionais da educação em decorrência da Covid-19. Desse número, cerca de 2/3 ocorreram em 2021, com grande parte educadores da ativa. A avaliação foi que a grande concentração de pessoas nas unidades escolares no início do ano, as quais estão em grande parte sem infraestrutura, agravaram as notificações de contaminação. 

Diante do quadro a Assembleia do Sindicato deliberou pelo lockdown da rede estadual, com fechamento total das unidades escolares e o retorno às atividades presenciais só com a vacina massiva dos trabalhadores da educação, estudantes e comunidade escolar.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT


Cuiabá, MT - 28/05/2021 18:16:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 251-260 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter