A regional Noroeste do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realizou nos dias 06 e 07 de maio (sábado e domingo) uma nova etapa de formação de dirigentes sindicais. Nesta edição trabalhou o Caderno de Texto Produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sobre Teoria Política. Participaram 61 profissionais da educação, dos municípios de Juína, Castanheira, Brasnorte, Cotriguaçú, Colniza, Aripuanã, Rondonlândia e Juruena.

O foco da formação foi a importância de proporcionar aos dirigentes sindicais um roteiro de formação sistemático para que retomem o caminho, há muito trilhado, e capacitando os novos dirigentes para a atuação sindical no cenário atual.

As discussões, conforme o diretor regional Carlito Pereira Rocha, abordaram o contexto atual, destacando o momento político em que a classe trabalhadora vivencia com as consequências resultante da aplicação do modelo neoliberal no país, acrescido do êxodo de lideranças, para a postos políticos nas esferas do Executivo e Legislativo, de coalizão democrática e popular.

Os debates apresentaram ainda a necessidade de um processo de renovação no quadro de dirigentes para a manutenção da mobilização. “É árdua a caminhada de nossos dirigentes de base, pois, com as mudanças políticas neste início de século, os avanços tecnológicos a que nossos dirigentes, forjados na batalha, têm dificuldades de ter acesso, somasse mais um agravante, o cerceamento promovido pelos governos quando impedem a disponibilidade de dirigentes sindicais para a defesa dos trabalhadores.

 “Isso tem feito de forma lenta e gradual o distanciamento dos militantes dos fundamentos político, filosófico, pedagógico e sociológico, tanto da história dos movimentos sociais e populares, quanto da história propriamente dita”, concluiu do diretor. (colaborou direção regional)

Confira as fotos no facebook

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 08/05/2017 17:32:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 381-390 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter