O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participou, na manhã de hoje (14), do Encontro Estadual do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). O evento é realizado pelo Fórum Estadual de EJA, na Escola Estadual Cesário Neto, em Cuiabá. A abertura ocorreu ontem à noite e o encerramento será às 12h de amanhã (15).


O objetivo é avaliar e ampliar as políticas públicas do Ceja, além de eleger os delegados para o Encontro Nacional de EJA, que ocorrerá em setembro deste ano, no Pará. "Um dos pontos de discussão é a ampliação do financiamento para esta modalidade que, atualmente, recebe apenas 6,8% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)", ressaltou o coordenador do Fórum Estadual, Joilson Gonçalo Ventura.


Gilmar Soares falou sobre conquistas e desafios da EJA. "A demanda é significativa e exige política específica com relação a esta modalidade, visando à qualificação do ensino". Segundo ele, a valorização profissional é condição determinante. "Como em qualquer outra modalidade, é preciso ter profissionais concursados, formação continuada, laboratórios, enfim, condições que precisam ser universalizadas", considerou.


Atualmente, o Estado conta com 23 Cejas, já os fóruns regionais de EJA são 18. "Os centros têm se adequado e aberto possibilidades, mas eventos como este são importantes para apontar os caminhos necessários ao aprimoramento", acrescentou o presidente do Sintep/MT.

Cuiabá, MT - 14/07/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7581-7589 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter