Iniciou, nesta quarta (04), o Fórum Regional sobre Drogas do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá. Esse é o primeiro de uma série de 15 fóruns promovidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que deverão ocorrer até o dia 11 de novembro. A atividade faz parte da construção da Política Estadual sobre Drogas (Pead). O Fórum Estadual será realizado no período de seis a nove de dezembro, em Cuiabá.

A coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas (Coad) e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira, esteve, no domingo (1), no Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Segundo ela, o objetivo é criar uma política estadual sobre drogas. "Hoje, Mato Grosso só tem a política nacional como diretriz. A expectativa, com a realização dos fóruns, é construir a política estadual com a participação social. A ideia é ouvir todos os segmentos da sociedade e seus anseios e, consequentemente, ir construindo uma política democrática e não de gabinete. Queremos, também, realinhar a política nacional a realidade estadual," explicou.

Durante os fóruns regionais serão discutidos os cinco eixos da política nacional: prevenção; tratamento; estudos, pesquisas e avaliações; educação de ofertas e redução de danos. Nesse sentido,  Ana Elisa ressaltou a importância da participação dos profissionais da educação nas discussões e solicitou o apoio do Sintep/MT na mobilização da categoria. "Os educadores poderão contribuir mostrando a realidade relacionada à área de educação, pois estão na ponta e convivem com problemas dos alunos e da comunidade escolar. É o momento de contribuir com essa experiência," frisou.

Para o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, a escola, hoje, sofre diretamente as consequências do tráfico e do uso das drogas. "Convive com os jovens e as famílias que sofrem com esse problema. Os educadores podem e devem contribuir no desenvolvimento de uma política pública para superar o vício e recuperar a vida dessas pessoas. Como educadores, somos referência para muitos adolescentes e podemos dar o suporte tanto para eles como para as famílias que convivem com esse sofrimento. É condição urgente estabelecer uma política pública sobre drogas", reforçou. O sindicalista convocou os dirigentes das subsedes, presentes no Conselho de Representantes, para participarem dos fóruns regionais.

Confira o cronograma dos Fóruns Regionais:

1º Fórum Regional -  Vale do Rio Cuiabá - 04 a 06 de maio - Poconé

2º Fórum Regional  - Nascente do Pantanal - 11 a 13 de maio - Cáceres

3º Fórum Regional -  Região Sul - 18 a 20 de maio - Rondonópolis

4º Fórum Regional - Alto do Rio Paraguai - 25 a 27 de maio - Barra do Bugres

5º Fórum Regional - Nascentes do Araguaia - 08 a 10 de junho - Alto Garças

6º Fórum Regional - Vale do Guaporé - 29 de junho a 1º de julho - Pontes e Lacerda

7º Fórum Regional -  Vale do Teles Pires - 18 a 20 de julho - Alta Floresta

8º Fórum Regional - Portal da Amazônia - 20 a 22 de julho - Peixoto de Azevedo

9º Fórum Regional  -Vale do Juruena - 03 a 05 de agosto - Juína

10º Fórum Regional  -Norte do Araguaia - 24 a 26 de agosto - Confresa

11º Fórum Regional - Araguaia - 21 a 23 de setembro - São Félix do Araguaia

12º Fórum Regional - Vale do Arinos - 05 a 07 de outubro - Juara

13º Fórum Regional  - Médio Araguaia - 24 a 26 de outubro - Água Boa

14º Fórum Regional - Portal do Araguaia - 26 a 28 de outubro - Barra do Garças

15º Fórum Regional - Alto Teles Pires - 09 a 11 de novembro - Sinop

Fórum Estadual - Vale do Rio Cuiabá - 06 a 09 de dezembro - Cuiabá

 

 

Cuiabá, MT - 04/05/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6431-6440 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter