O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, e a 1ª secretária geral, Silvana Silva de Jesus, participaram na tarde de ontem (2) da reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti/MT), nas sede do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/MT)

Os representantes das instituições integrantes do Fepeti/MT constituíram as comissões que terão a tarefa de articular ações de aplicabilidade do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso. O Plano Estadual foi criado em 2010 e revisado na I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, realizada em outubro de 2011. O Sintep/MT coordenará o eixo que contempla ações de mobilização social.

O presidente do Sintep/MT apresentou as ações de comunicação do Projeto "Guarda Sol" do Programa de Combate às Piores Formas de Trabalho Infantil que está em desenvolvimento desde 2011. As ações estão voltadas para a formação de consciência sobre o que é trabalho infantil e suas consequências. Serão desenvolvidas várias peças como cartaz, jornal mural, spot de rádio e outros, formando um kit com os outros materiais já produzidos para um trabalho com os educadores das unidades escolares das redes públicas.

"É de fundamental importância para a eliminação e erradicação do trabalho infantil a participação da comunidade escolar, pois segundo a Organização Internacional do Trabalho, 20% dos alunos param de estudar por exercer uma atividade remunerada. Portanto, a escola é um espaço privilegiado para mudar essa realidade", afirmou Gilmar Soares ao justificar a necessidade de envolver os educadores no combate as piores formas de trabalho infantil.

Ainda, durante a reunião, as coordenadoras apresentaram as bases de desenvolvimento e andamento do programa "Me Encontrei", desenvolvido em Cuiabá, e "Conhecer e Agir", em Várzea Grande. Os programas já atendem aproximadamente 100 jovens.

Os programas "Me Encontrei" e "Conhecer e Agir"abrangem ações de prevenção e combate do trabalho infantil, que fazem parte do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), projeto desenvolvido por meio da Cooperação Horizontal nos Países da América do Sul (Brasil, Bolívia. Equador e Paraguai).

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, responsável pela coordenação executiva do Fórum, apresentou a agenda para 2012. As principais atividades serão desenvolvidas no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (dia 12 de junho), em comemorações do ECA, e em comemorações ao Dia da Criança (dia 12 de outubro). As atividades deverão começar ainda em maio, com ações preparatórias envolvendo a comunidade escolar.

Fepeti/MT  - O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), criado em 2008, por iniciativa da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/MT), é um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização das instituições governamentais e da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado de Mato Grosso.

 

Cuiabá, MT - 03/04/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5821-5830 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter