O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) promove, no período de 16 a 20 de novembro, concurso de projetos afro-brasileiros. A atividade faz parte do projeto "Mama África: integrando nossas origens", com o tema "Sintep/Cabo Verde: uma parceria de sucesso".

De acordo com o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, o concurso deve ser visto como mais que uma simples competição. "Este foi apenas um mecanismo catalisador para incentivar a discussão da Lei 10.639/03 no espaço escolar", declarou. O sindicalista explicou que a preocupação é que a Lei saia do papel. "A existência da determinação, por si só, não garante a aplicação. O concurso é uma conclamação para que as unidades escolares se debrucem sobre o tema e discutam o assunto, superando os preconceitos e a discriminação", considerou.

Com o tema "Construindo ações para a Educação das relações étnico-raciais no espaço escolar", os objetivos do concurso são reconhecer e valorizar a História e as contribuições do povo negro na formação e construção do nosso país, como forma de combater o preconceito, o racismo e a discriminação; incentivar a implementação da Lei 10.639/03 nos Currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e projeto político pedagógico de forma que o cumprimento e o respeito à lei se torne parte do cotidiano escolar; e compartilhar com a sociedade ações que as instituições de ensino têm desenvolvido sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro junto aos seus alunos, bem como prevenir a ocorrência de preconceito, racismo e discriminação racial, de religiosidade de matriz africana, de gênero e outros.

As unidades escolares interessadas em participar devem enviar os projetos para a Central do Sintep/MT pelo e-mail sintep@terra.com.br ou pelo fax (65) 3317 4327, até o dia 13 de novembro. Para concorrer aos prêmios previstos, o projeto deve ser exposto junto à comunidade escolar local durante a semana da consciência negra, de 17 a 21 de novembro, e encaminhar cópia ao Sintep/MT, acompanhando de foto ou vídeo que comprove a exposição. A Central do Sindicato fica na Rua Mestre João Monge Guimarães, 102, Bairro Bandeirantes, CEP 78010-170, Cuiabá/MT.

Premiação - O terceiro lugar será premiado com um kit afro e um micro computador. Para o segundo lugar, serão entregues um kit afro, um notebook e a locação de um ônibus para uma comunidade tradicional, remanescente de quilombo, em Mato Grosso. A viagem deve ocorrer entre os meses de dezembro de 2009 e março de 2010. O primeiro lugar será contemplado com a mesma premiação do segundo lugar e o coordenador do projeto vencedor ganhará uma viagem para Cabo Verde, África, em abril de 2010.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 21/10/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7401-7410 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter