O secretário de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Dirceu Blanski, participa do encontro "Formação em Rede: orientações curriculares para a educação básica de Mato Grosso", desde segunda-feira (9), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A atividade, que termina hoje (12), reúne professores formadores, coordenação e direção dos 15 pólos dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) instalados no Estado.
Segundo Dirceu Blanski, o encontro se pauta em duas vias de ações: apresentação do texto da versão final das orientações curriculares para o Estado de Mato Grosso e, consequentemente, apresentação de uma nova proposta a ser discutida e implantada nas escolas públicas estaduais, com a organização pedagógica da escola por tema gerador. "Proposta esta que no início da ultima década, anos 2000 a 2003, já esteve bastante em pauta nos meios educacionais e, em Mato Grosso, em municípios como Alta Floresta que teve a iniciativa de implantar o modelo, e que ao final os profissionais da escola perceberam os limites para a sua operacionalização, apontando tão logo para outros caminhos", recorda o sindicalista.

Durante o encontro, a proposta pedagógica organizada por complexo temático foi apresentada pelo professor mestre Silvio Rocha, diretor pedagógico da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS).

A princípio, explica Dirceu Blanski, "entendemos que a escola com a proposta pedagógica organizada por complexo temático deve vir articulada com as novas orientações curriculares para Mato Grosso. Porém, o desafio será maior ainda quando tal mudança for exigida a incorporação na escola, pois é uma proposta que altera totalmente com as práticas curriculares vivenciadas nas escolas. Essa mudança exige reestruturação desde o planejamento escolar, concepção de função da escola, bem como a preparação do estudante para o prosseguimento de seus estudos".

De antemão, completa o sindicalista, "percebemos o quão grande será o desafio dos Cefapros em conduzir o processo no repasse desta proposta para a escola, tendo em vista que tal repasse já está pensado para o inicio do segundo semestre deste ano, logo após as férias escolares. Isso poderá gerar resistência por parte das escolas, pois já possuem uma programação escolar para até dezembro de 2012".

 

 

Crédito foto: Secom MT

 

Cuiabá, MT - 12/07/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5631-5640 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter