O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) se fez presente na aula inaugural do Profuncionário na última sexta-feira (07) em diversos municípios do estado. Em Cuiabá, a secretária geral do Sintep/MT, Jocilene Barboza representou o sindicato na aula inaugural do programa de formação de servidores da educação que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). Falou sobre a importância do momento, pelo que representa a profissionalização para o sindicato, lamentou os prejuízos financeiros causados aos funcionários e os ocasionados por esta ausência da formação para atuação qualificada nos espaços escolares. Neste sentido lembrou ainda a situação de vulnerabilidade vivida pelos funcionários do cargo de Apoio Administrativo Educacional não profissionalizados que têm enfrentado a imposição de carga horária e funções fora das estabelecidas em lei no interior das escolas. O principal desafio apontado pelo Sintep/MT é a oferta dos cursos técnicos de nível médio para o atendimento da demanda social nas escolas públicas da rede estadual, especialmente nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). "Com a história que temos com a profissionalização é inadmissível que Mato Grosso ainda atenda somente as medidas emergenciais de formação em serviço, enquanto a legislação já estipula prazo para o ingresso de funcionários devidamente profissionalizados", protesta a secretária de funcionários da educação do Sintep/MT, Guelda Andrade que também representou o Sintep/MT na aula inaugural desta sexta-feira (07). O Sintep/MT criticou a Seduc por ter desobrigado a formação dos funcionários da educação junto com as secretarias municipais ao longo destes dois anos. "São 7.400 funcionários das duas redes que estavam no aguardo, e ainda têm novos nomeados que ficaram de fora", denuncia a secretária geral do Sintep-MT. O Sintep cobrou ainda as condições para que a profissionalização cumpra com seu objetivo que é propiciar a formação política para atuação crítica, além da qualificação técnica para as funções do cargo.