Oito membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) participaram esta semana de uma série de reuniões na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os encontros realizados entre os dias 18 e 19 de março envolveram a formação dos sindicalizados e discussões sobre a diversidade racial e temas ligados à juventude.
A reunião do Coletivo Nacional de Juventude teve a participação da 1ª secretária do Sintep/MT Silvana Silva de Jesus e Valdeir Pereira da Regional Vale do Teles Pires. Os 2 membros discutiram com os demais integrantes do coletivo a reorganização do grupo, que foi formado em 31 de agosto de 2011. Ao todo 5 representantes de sindicatos do país fazem parte das discussões envolvendo a juventude, sendo que 2 são do Sintep/MT.
Silvana diz que foram programadas as mobilizações para o dia 27 de março no Senado, que envolverá outros movimentos sociais em busca da aprovação do Estatuto da Juventude. Além da preparação para a Jornada de Lutas da Juventude, que será realizada entre os dias 25 de maio e º de junho.
Como membra do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) Silvana diz ser necessário um debate mais avançado sobre os direitos juvenis. A destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação no país e 50% da arrecadação do Fundo do Pré-sal para o setor também são bandeiras da juventude e debatidas no coletivo.
Atualmente a 1ª secretária do Sintep/MT está sendo indicada a compor a Comissão do Parlamento do Conjuve. O objetivo deste grupo é debater a temática do Estatuto da Juventude, o que influenciará em mais participação do movimento mato-grossense no cenário nacional.
A reunião do Coletivo Nacional Antirracismo teve a participação da secretária de políticas sociais do SIntep/MT Maria Celma de Oliveira. Foram discutidas a formação dos sindicalizados e as atividades a serem desenvolvidas pelo coletivo, como a formulação de emendas ao texto sobre a diversidade étnico-racial que fará parte do caderno de teses do Congresso Nacional de Educação da CNTE em 2014.
O Coletivo Antirracismo ainda desenvolve o texto que será encaminhado à Conferência Nacional de Educação (Conae) a ser realizada este ano. Participam do coletivo Fernando Alves da Silva da Regional Alto Teles Pires.
O Seminário Nacional de Formação da CNTE contou com a participação do secretário de formação sindical João Eudes Anunciação, da secretária de assuntos jurídicos e legislativos Vania Maria Rodrigues Miranda, da secretária de finanças Ana Lúcia Antônia da Silva e do secretário de comunicação Gilmar Soares.
O encontro teve o objetivo de levantar informações sobre a formação dos sindicalizados nos estados brasileiros e avaliar as próximas ações na qualificação política-sindical das bases. Dentro das propostas está a formação específica da juventude.
Durante o seminário a CNTE ainda apresentou a
plataforma de dados de formação, uma ferramenta que irá permitir que as informações sobre os inscritos nos cursos, as avaliações, listas de presença e apresentações de relatório sejam feitos online, o que vai tornar o processo mais rápido.

Foto: divulgação CNTE
Cuiabá, MT - 20/03/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5281-5290 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter