424 alunos estão sem aula há 2 semanas por causa de problema na rede elétrica

Quinze profissionais da educação de Nortelândia (252 km de Cuiabá) se reuniram com o secretário de educação de Mato Grosso Ságuas Moraes nesta terça-feira (16) e exigiram a retomada imediata das aulas na Escola Estadual Desembargador Olegário Moreira de Barros. Por causa de uma descarga elétrica, desde o dia 4 deste mês os estudantes estão com as aulas suspensas, o que já prejudica o ano letivo.
Conforme a diretora da escola, Josiane Gomes Meira, as reivindicações por melhorias na rede elétrica acontecem desde 2006. "Já viemos outras vezes à Seduc por outros motivos, mas sempre a fim de exigir melhorias. Desta vez já havíamos conversado com o secretário por telefone, mas decidimos vir para ter uma garantia de que a escola possa continuar de portas abertas para os alunos".
Segundo a secretária de finanças da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso. (Sintep/MT) em Nortelândia e também professora da Escola Estadual Desembargador Olegário Moreira de Barros, Valdete de Souza, os pedidos de reforma são feitos há muito tempo por causa de problemas no prédio.
Neste momento é urgente a troca da rede elétrica que foi danificada devido a uma descarga proveniente de um raio. A nova rede também deve permitir o suporte para instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
Os educadores aguardam com preocupação por uma solução para o prosseguimento temporário das aulas e cobrará a promessa do secretário em realizar os estudos em uma creche e escola municipal, enquanto a obra não é realizada. Valdete diz que os alunos já estão prejudicados no calendário. "Vamos acompanhar como será a realização das obras e continuar buscando melhorias para que os alunos não sejam mais prejudicados. A reposição das aulas deve acontecer nos finais de semana e feriados para garantir os 200 dias do ano letivo".

Problema crônico

Em 5 dias é a segunda vez que profissionais da educação do interior de Mato Grosso se reúnem com o secretário Ságuas Moraes para cobrar providência devido a problemas em infraestrutura das escolas. Na última quinta-feira (11) 12 representantes de uma comissão formada para cobrar melhorias à Escola Estadual Coronel Ondino Rodrigues Lima de Ribeirão Cascalheira estiveram na Capital. Desde 2011 um pavilhão inteiro, onde eram realizadas aulas, reunião de docentes, leitura e arquivados documentos, está inutilizado porque a estrutura está sem telhado.
Para o secretário de comunicação, Gilmar Soares Ferreira, a situação da infraestrutura das escolas estaduais em Mato Grosso é reflexo da falta de investimento na área. "Como o governo Silval Barbosa só tem olhos para as obras da Copa, o orçamento da educação vegeta ano após ano, impondo uma dura realidade às escolas: precarização das condições de infraestrutura, falta de pessoal efetivo e falta de investimento em projetos pedagógicos como ensino profissionalizante capaz de dotar nossos filhos das condições para assumir os postos de trabalho que aqui estão sendo criados", diz. 

Cuiabá, MT - 17/04/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5241-5250 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter