Experiência pioneira em unificação das carreiras será levada a MG

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participam entre os dias 19 e 20 de abril do Encontro Regional do Departamento de Funcionários da Educação em Minas Gerais. Durante o evento a secretária de funcionários da educação Guelda Cristina de Oliveira Andrade apresentará a experiência mato-grossense no processo de unificação das carreiras, realidade que está restrita à política educacional de poucos estados brasileiros.
A mesa sobre a carreira dos profissionais da educação será realizada no sábado (20) às 9h em Belo Horizonte. Além de Guelda, o presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo (Afuse) e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) José Carlos Bueno do Prado irá fazer uma apresentação sobre a temática ao público.
Para a secretária de funcionários da educação do Sintep/MT será uma oportunidade de motivar outros estados a seguirem o caminho de lutas empreendido em Mato Grosso na década de 90. A unificação das carreiras, que em muitos estados ainda é dividida entre professores e demais funcionários da comunidade escolar, foi uma ação pioneira no Estado. Após vários anos de discussão em 1998 a lei complementar nº 50 oficializou a unificação do plano de carreira propondo a fixação de um piso salarial único aos trabalhadores da educação, sem distinção.
"Em estados como Rondônia o funcionário inicia recebendo apenas 1 salário mínimo e após cursar o Profuncionário ganha somente 5% de aumento", conta Guelda sobre a realidade ainda presente no país. Ela explica que a unificação é uma prevista na legislação brasileira e deve ser uma tendência a ser adotada.
Além do plano de carreira unificado a conquista da hora-atividade, a gestão democrática e as contribuições ao projeto do Profuncionário são ações que serão compartilhadas no Encontro Regional do DEFE. Guelda lembra que o antigo projeto Arara Azul foi embrionário para a efetivação do curso nacional que hoje é ofertado a toda rede pública de ensino brasileira.

Cuiabá, MT - 18/04/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5241-5250 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter