Encontro reuniu representantes da América Latina em SP

A secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Jocilene Barboza dos Santos destaca a importância das organizações sindicais no debate sobre a diversidade sexual. Após participar do Encontro do Comitê Regional da Internacional da América Latina em São Paulo Jocilene aponta ser necessário levar o diálogo às escolas. Uma das sugestões é aproveitar o espaço da Conferência Nacional de Educação (Conae) para realizar a discussão.
O Encontro promovido pela IEAL discutiu a educação pública na perspectiva da garantia dos direitos e o engajamento das entidades sindicais para o reconhecimento dos direitos sociais, políticos econômicos e culturais da população LGBT e foi um importante ambiente de debate, diz Jocilene. Para ela, a atividade lembrou a iniciativa importante do sindicato que tem propiciado espaços de debate sobre a diversidade sexual em instâncias importantes como o Congresso da entidade.
Mas, a secretária geral do Sintep/MT reconhece que as escolas públicas em maioria ainda não lidam com esta questão pedagogicamente no sentido da inclusão e superação das desigualdades. "Lançamos o desafio para que o tema possa ser debatido sobre a forma de Conferência livre nas etapas em andamento da Conae".
O secretário adjunto de políticas sociais do Sintep/MT Maurocir Silva, também presente ao Encontro, ressaltou a qualidade do debate pelo foco que a IE tem dado à questão. Neste sentido diz que não há como dizer que esta não seja uma discussão dos sindicatos que lutam pelas questões sociais, conclui.
O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de maio em São Paulo e teve a participação de outros especialistas e militantes da área da educação.

Cuiabá, MT - 24/05/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5191-5200 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter