Representantes do Sintep/MT participam de seminário em
Brasília
Os Sindicatos da área da educação de todo país possuem
desafios na área da comunicação. Entre eles está o acesso aos espaços nos veículos
tradicionais, formação de equipes e preparação para lidar com novidades do
setor como as redes sociais da internet. As discussões foram tratadas durante o
4º Seminário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
(CNTE) em Brasília.
A importância da democratização da mídia e estratégias para melhorar a
comunicação sindical permearam o debate no evento realizado esta semana. Entre
as dificuldades apresentadas estão a linguagem utilizadas nos meios usuais de
comunicação dos sindicatos, a necessidade de reconhecer quais os instrumentos
são mais próximos da categoria e mais acessíveis e necessidade de conquistar
mentes e corações dos intelocutores.
Dentre os exemplos positivos apresentados pelas organizações sindicais ,
o secretário de comunicação do Sintep/MT Gilmar Soares comentou que no
Sintep/MT temos o desafio melhorar os mecanismos atuais de comunicação do
sindicato e buscar construir outras opções para ampliar a rede de comunicação.
"Em Mato Grosso nós temos o desafio de encontrar o nosso
jeito de comunicar e para isso precisamos estudar melhor a nossa realidade e a
realidade dos municípios. Nosso maior desafio é um investimento maior na mídia
alternativa para ter uma forma mais intensa de comunicação com a categoria.
Isto não descarta criamos veículos próprios, como uma Rádio WEB e a produção de
um jornal para as TVs locais a para o Sitio eletrônico do Sintep/MT",
diz. O Secretário de Comunicação do Sintep/MT Gilmar lmbra que o importante
no sindicato é garantir o espaço para a voz da classe trabalhadora. Mas, também
prever o espaço para a sociedade. "Nem todos os nossos projetos são em
prol somente da categoria".
O 4º Seminário de Educação da CNTE foi realizado esta semana e contou ainda com
a participação da vice-presidente do Sintep/MT Miriam Botelho e da jornalista
Silvia Marques, responsável pela gestão da rede social.