Aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) até o dia 20 de dezembro, com a inclusão dos funcionários de escolas, e piso salarial de R$ 849,30 a partir de janeiro de 2010. Estas foram as propostas apresentadas pelo secretário municipal de Educação de Juscimeira, José Wilson Florentino, e acatadas pelos trabalhadores da educação. A audiência foi realizada na segunda-feira (16), resultado da paralisação de advertência realizada pela categoria no último dia 10.

As conquistas representam um avanço, embora ainda não atendam completamente aos anseios da classe, como afirma a diretora do Pólo Regional Sul II do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Doralice Vieira de Castro. "Esse não era o resultado esperado, mas, aos poucos, chegaremos ao piso almejado", considera.

Segundo ela, os trabalhadores da rede municipal recebem R$ 644,00 atualmente. "Em 2000, os profissionais da rede estadual queriam trabalhar na rede municipal, pois nosso salário era 10% superior ao deles. Hoje, recebemos um valor 20% inferior", compara.

Passeata - Apesar de aceitar a proposta do Executivo municipal, a diretora regional garante que a categoria ficará em alerta. "Estaremos atentos quanto ao cumprimento do que foi acordado", afirma. Exemplo da mobilização dos trabalhadores da educação foi a paralisação de advertência, acompanhada de passeata. Os manifestantes protestaram contra a demora na análise do PCCS, já que o plano foi protocolizado na prefeitura em setembro.

 

Cuiabá, MT - 18/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7351-7360 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter